Assessoria de Imprensa para a divulgação de datas especiais

Apelo pelos eventos garante espaço na mídia para o varejo por meio da assessoria de imprensa

Datas comemorativas são ótimas oportunidades para reforçar a marca do cliente na mídia, por meio do trabalho de assessoria de imprensa. Natal, Dia das Crianças e, a do momento, Dia dos Pais, são assuntos que sempre são pauta para os jornalistas, devido ao interesse dos consumidores em saber dicas de presentes, movimento dos shoppings e expectativas de vendas. Um bom assessor não deixa para a véspera do Dia dos Pais para começar os trabalhos. O planejamento deve começar com uma antecedência de um mês, no mínimo, para obedecer a periodicidade dos cadernos e revistas especializados.

A jornalista e assessora de imprensa de clientes como Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) e ItaúPower Shopping, Flávia Amaral, explica como deve ser o trabalho de divulgação para datas especiais. “Devemos ficar atentos com os prazos dos fechamentos dos cadernos para não perdermos espaço em matérias. Além disso, a estratégia não é escrever um release apenas. Devemos levantar informações específicas para cada editoria, como sugestão de presentes (com fotos e preços), dados (vendas e movimento), personagens e entrevistas”, ressalta. O follow-up (contato telefônico) também é importante para reforçar a pauta e saber sobre a previsão das matérias nas redações.

Flávia acompanha de perto o resultado do trabalho da sua estratégia da assessoria nos jornais

Flávia comenta ainda que a data é uma oportunidade também do cliente estreitar o relacionamento com os jornalistas com essa ação de assessoria de imprensa. Segundo Maria Regina Martinez (2003), “a construção de um relacionamento com a imprensa é uma forma de adicionar a empresa à mídia espontânea sem precisar ‘matar um leão’ por dia. Essa motivação vem da necessidade, principalmente do varejo, de conquistar a boa vontade dos públicos diversos, em especial aos consumidores por meio da imprensa que ainda possui grande credibilidade”. Flávia orienta ainda que a divulgação seja acompanhada de press kit ou um brinde personalizado, além de cartões em homenagem à data. “A assessoria de imprensa também sugere, se possível, visitas às redações, para haver esse contato pessoal entre jornalistas e clientes”.

Assessoria de imprensa: clientes em pauta

Vários clientes da Press foram fonte da imprensa para o Dia dos Pais. Confira o que foi divulgado para a data pela equipe de assessoria:

Natura:

No Dia dos Pais, a Natura celebra o vínculo entre pais e filhos, sejam eles de sangue ou de coração. A marca traz nove presentes para homenagear e comemorar todas as formas de paternidade nesta data especial.

Extra:

Milhares de opções em presentes com descontos é o diferencial do Extra.com.br nesse Dia dos Pais. Com o objetivo de proporcionar ao consumidor a melhor experiência de compras do e-commerce brasileiro, o Extra.com.br conta com centenas de lojas parceiras em sua plataforma de marketplace e que operam em diversas categorias como moda, esporte, automotivo, relógios, casa e construção, games, perfumaria, suplementos, instrumentos musicais e até artigos para pesca e motor de barco. Tudo para que os consumidores possam encontrar os produtos desejados pelos pais com os mais diferentes perfis. Além do sortimento diferenciado, o site oferece descontos de até 10% e as compras também podem ser realizadas por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

ItaúPower Shopping:

O ItaúPower Shopping quer inovar neste Dia dos Pais. O shopping vai sortear uma moto Harley Davidson, modelo Forty Eight, que acaba de ser lançado. De 31 de julho a 10 de agosto, a cada R$150 em compras nas lojas e quiosques do shopping, o cliente que apresentar os cupons fiscais poderá trocar por cupons para concorrer à moto. Não há limite por CPF e o sorteio será realizado dia 11 de agosto, às 10h. A troca dos cupons poderá ser realizada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h, no local de trocas localizado no 1º piso.

Mais informações: http://presscomunicacao.com.br/assessoria_pais/  

 

Por Letícia Espíndola

Jornalista e Coordenadora de Núcleos da Press Comunicação

 

BIBLIOGRAFIA

MARTINEZ, Maria Regina Estevez . Implantando e Administrando uma Assessoria de Imprensa. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Teoria e Técnica. São Paulo. Editora Atlas S.A., 2003. P. 17