Marketing esportivo é a bola da vez – invista nessa ideia

Projeto “Clubes Unidos pelo Planeta” é um exemplo de sucesso

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Marketing esportivo: projeto Clubes Unidos pelo Planeta envolve times mineiros

No país do futebol, nada mais assertivo do que vincular a imagem de um projeto ou uma marca com essa competição e os times que a tornam tão vibrante. Por meio do chamado marketing esportivo é possível utilizar o esporte para divulgar seus produtos e serviços, sendo ou não relacionados a esse tipo de atividade.

Empresas costumam aproveitar-se da boa imagem de atletas ou equipes esportivas junto à opinião pública, gerando resultados extremamente positivos para suas imagens. Segundo o autor Antônio Afif, em seu livro “A bola da vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso”, o marketing esportivo é uma boa alternativa, pois atinge o público (consumidor) em seu momento de lazer, quando está aberto à mensagem da empresa e seus produtos.

Se a divulgação for para uma boa causa, o marketing é bom para os dois lados, tanto para a empresa, quanto para o jogador ou o time. Um exemplo é o projeto “Clube Unidos pelo Planeta”, da Revista Ecológico. Para Hiram Firmino, jornalista e ambientalista, editor da Revista Ecológico, coordenador e idealizador do projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”, “o futebol tem um poder imensurável de agregar valor às causas que comovem a humanidade, como, principalmente, a de preservar a natureza – as florestas, o ar, os animais e as águas ainda despoluídas que restam no planeta e nos dão vida e sustento. Essa parceria com os times mineiros e suas respectivas torcidas vem fortalecer e promover ainda mais a conscientização ecológica da população para conservar os recursos naturais. Esse é o objetivo maior da campanha de educação ambiental “Clubes Unidos pelo Planeta”, abraçada de maneira parceira e apartidária pelas diretorias do América, do Atlético e do Cruzeiro. E igualmente seguida pelos seus jogadores”.

Hiram completa: “O exemplo ecológico e o gesto de solidariedade de um único jogador nessa causa, diante de sua torcida, pode não só intensificar ações sustentáveis, como a separação correta de resíduos, a reciclagem do lixo e a economia de água e de energia, como também significar a salvação da própria espécie humana sob a Terra. É de recados assim, como os que são repassados também nas campanhas contra o racismo e a violência, que a Terra precisa, para nos manter vivos sobre ela: união, educação e ações ambientais.” Confira como foi a ação de marketing.

Ação de marketing: América dá início ao projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”

No último sábado, dia 13, durante a abertura do jogo América x Boa Esporte, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, foi realizado o lançamento do projeto “Clubes Unidos pelo Planeta”.  Em parceria com a Revista Ecológico, a iniciativa, também apoiada pelo Atlético e pelo Cruzeiro, visa sensibilizar os jogadores e as torcidas organizadas dos principais times mineiros a abraçarem e divulgarem a questão ambiental.

O jogador escolhido pelo Coelho para representar o seu plantel e se comunicar com a torcida sobre a causa da preservação de todas as formas de vida sobre a Terra é o baiano Obina. Nascido em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, um paraíso ecológico igualmente ameaçado pela degradação ambiental, Obina tem uma história bonita e resiliente de vida para contar, pois cresceu em meio à natureza baiana.

Sob o lema “Eu visto esta camisa. Sou América. Sou Ecológico”, toda a sua torcida terá acesso gratuito aos conteúdos de educação ambiental produzido pela publicação mineira.  A exemplo do projeto “Ecológico nas Escolas”, já adotado em todas as escolas públicas de Minas, em sua versão agora esportiva, bastará todo e qualquer torcedor mineiro acessar a expressão “Sou Ecológico”, na web, para saber como anda a situação ambiental à sua volta. E o que ele pode fazer, como cidadão conscientizado, pela preservação da natureza e a melhoria da sua qualidade de vida.

O segundo time mineiro, já com data marcada para abraçar o projeto “Clubes Unidos pelo Planeta” será o Cruzeiro, no próximo dia 21 de setembro, “Dia da Árvore”, no jogo contra o Galo, no Mineirão. Para quem não se lembra, foi graças à união dos times mineiros, nos governos Hélio Garcia e Sérgio Ferrara, que suas respectivas torcidas, quando perdiam os jogos, deixaram de quebrar até 78% das árvores que a Prefeitura de Belo Horizonte plantava sistematicamente ao longo das avenidas Catalão e Antônio Carlos.

 

Fonte:

AFIF, Antônio. A Bola da Vez – o marketing esportivo como estratégia de sucesso. São Paulo: Editora Infinito, 2000.