Redes sociais e assessoria de imprensa?

Elas são utilizadas por assessores como ferramenta de construção de relacionamento com jornalistas.

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Se antigamente as redes sociais eram sinônimo de lazer e passatempo, hoje a realidade é diferente.  Mídias como Facebook, Twitter, WhatsApp e Snapchat se tornaram uma importante ferramenta de trabalho, especialmente para os assessores de imprensa. Esses profissionais são a ponte entre as empresas que representam e os veículos de comunicação.

Relacionamento

Um bom assessor deve saber reconhecer o potencial de notícia de seu cliente para conquistar visibilidade e fortalecer a imagem da empresa. E para isso é essencial que ele tenha um excelente relacionamento com os colegas das redações.

Umas das principais formas de estreitar esse vínculo é através das redes sociais. Como estamos sempre conectados, a internet é um meio imprescindível para manter um contato constante. Isso porque, em razão do volume de informação recebido pelo jornalista, cabe o assessor saber se destacar para ganhar sua atenção e confiança.

O assessor e o uso das redes sociais

A assessora de imprensa da Press Comunicação, Daisy Silva, responsável pelo atendimento de contas como a Natura, Extra, e o Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal, revela a praticidade do uso das redes sociais como ferramenta de trabalho. “Eu adoro vender pauta e mandar recados através das mídias sociais. Muitas vezes ligamos para a redação e o repórter não atende. Aí quando enviamos uma mensagem pelo Facebook, por exemplo, ele responde na hora. Acho importante ressaltar que criei um relacionamento com os meus contatos. Por isso, me sinto à vontade para mandar recados e pautas”, declara.

Daisy conseguiu excelentes retornos deste investimento, entre eles uma reportagem para a Natura que rendeu uma página inteira e a venda de uma pauta superpositiva do Shopping Cidade para a colunista da Rádio Band, Inácia Soares. Esta interação por meio da internet além de aumentar as possibilidades de vender sua ideia para o jornalista, pode melhorar sua relação com ele. Muitos produtores estão utilizando esses recursos para conseguir fontes e personagens. Profissionais da TV Globo, TV Band, repórteres dos impressos, entre outros, sempre mandam algum pedido de ajuda por mensagem, saber estar presente nesses momentos e com as melhores dicas é fortalecer uma parceria positiva para ambos os lados.

Dicas

É fundamental que os assessores encarem essas plataformas como um grande conjunto de dados de sua network, procurando seguir todos os profissionais nas mais variadas redes.

Algumas regras de etiqueta devem conduzir essa relação online. Primeiramente o assessor deve saber manter um perfil interessante o suficiente para ser seguido, com publicações constantes e variadas. Também não deve incomodar com assuntos de trabalho no final de semana, da mesma forma que não ligaria para um jornal para encontra-lo.

Por fim, não basta ter o contato adicionado, é preciso saber acompanhá-lo para descobrir suas preferências e saber oferecer a pauta que mais combina com aquele jornalista. Assim, as chances de ter aquele release publicado se multiplicam.

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