Redes sociais e assessoria de imprensa?

Elas são utilizadas por assessores como ferramenta de construção de relacionamento com jornalistas.

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Se antigamente as redes sociais eram sinônimo de lazer e passatempo, hoje a realidade é diferente.  Mídias como Facebook, Twitter, WhatsApp e Snapchat se tornaram uma importante ferramenta de trabalho, especialmente para os assessores de imprensa. Esses profissionais são a ponte entre as empresas que representam e os veículos de comunicação.

Relacionamento

Um bom assessor deve saber reconhecer o potencial de notícia de seu cliente para conquistar visibilidade e fortalecer a imagem da empresa. E para isso é essencial que ele tenha um excelente relacionamento com os colegas das redações.

Umas das principais formas de estreitar esse vínculo é através das redes sociais. Como estamos sempre conectados, a internet é um meio imprescindível para manter um contato constante. Isso porque, em razão do volume de informação recebido pelo jornalista, cabe o assessor saber se destacar para ganhar sua atenção e confiança.

O assessor e o uso das redes sociais

A assessora de imprensa da Press Comunicação, Daisy Silva, responsável pelo atendimento de contas como a Natura, Extra, e o Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e do Distrito Federal, revela a praticidade do uso das redes sociais como ferramenta de trabalho. “Eu adoro vender pauta e mandar recados através das mídias sociais. Muitas vezes ligamos para a redação e o repórter não atende. Aí quando enviamos uma mensagem pelo Facebook, por exemplo, ele responde na hora. Acho importante ressaltar que criei um relacionamento com os meus contatos. Por isso, me sinto à vontade para mandar recados e pautas”, declara.

Daisy conseguiu excelentes retornos deste investimento, entre eles uma reportagem para a Natura que rendeu uma página inteira e a venda de uma pauta superpositiva do Shopping Cidade para a colunista da Rádio Band, Inácia Soares. Esta interação por meio da internet além de aumentar as possibilidades de vender sua ideia para o jornalista, pode melhorar sua relação com ele. Muitos produtores estão utilizando esses recursos para conseguir fontes e personagens. Profissionais da TV Globo, TV Band, repórteres dos impressos, entre outros, sempre mandam algum pedido de ajuda por mensagem, saber estar presente nesses momentos e com as melhores dicas é fortalecer uma parceria positiva para ambos os lados.

Dicas

É fundamental que os assessores encarem essas plataformas como um grande conjunto de dados de sua network, procurando seguir todos os profissionais nas mais variadas redes.

Algumas regras de etiqueta devem conduzir essa relação online. Primeiramente o assessor deve saber manter um perfil interessante o suficiente para ser seguido, com publicações constantes e variadas. Também não deve incomodar com assuntos de trabalho no final de semana, da mesma forma que não ligaria para um jornal para encontra-lo.

Por fim, não basta ter o contato adicionado, é preciso saber acompanhá-lo para descobrir suas preferências e saber oferecer a pauta que mais combina com aquele jornalista. Assim, as chances de ter aquele release publicado se multiplicam.

Quer ler mais sobre o assunto? Confira este post.

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Por que contratar uma assessoria de imprensa?

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O principal trabalho da assessoria de imprensa consiste em construir um bom relacionamento com a mídia, tornando a empresa assessorada, bem como os seus produtos e serviços, conhecidos no mercado. A assessoria de imprensa leva ao público externo (comunidade, governos, mídia e formadores de opinião, dentre outros) as informações mais relevantes sobre a companhia, fortalecendo a sua imagem e contribuindo para a captação de novos clientes. Além disso, é uma ótima ferramenta para a prevenção e o gerenciamento de possíveis crises.

Mas, o trato com a mídia exige qualificação na oferta de informações e identificação de oportunidades. Cabe ao assessor de imprensa administrar os assuntos que podem gerar notícia e cuidar do seu tráfego para os veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, programas de televisão, etc.). Para isso, o profissional precisa estudar a fundo o cliente, apurar tudo o que deverá ser repassado aos jornalistas e formatar as informações na linguagem adequada, podendo ela virar uma nota, um release ou uma sugestão de pauta.

Os benefícios da terceirização da assessoria de imprensa

Por também atenderem a outras empresas, os assessores de imprensa terceirizados têm visão diferenciada do mercado. De acordo com o autor Gaudêncio Torquato (2002), “a organização que opta pela terceirização ganha em profissionalismo, em flexibilidade e em neutralidade, já que a assessoria de imprensa externa atende todos os setores da empresa de maneira imparcial, por não estar subordinada a um departamento específico”.

Em O signo da verdade: assessoria de imprensa feita por jornalistas (2007), Ricardo Viveiros e Marco Antonio Eid argumentam que “o processo de terceirização da comunicação cresce muito no país, o que possibilita a contratação de empresas de alto nível para a realização destas tarefas tão fundamentais, com ganho em economia e qualidade”. Eles ainda afirmam que “por maior que seja uma organização, dificilmente terá o know-how na área da comunicação que tem uma empresa especializada”.

Deseja contratar uma assessoria de imprensa? Fale com a Press Comunicação Empresarial, uma agência com 22 anos de experiência e com uma equipe experiente e preparada para assessorar a sua empresa.

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Release Multimídia: a evolução da assessoria de imprensa

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A evolução tecnológica e a forma como nos comunicamos atualmente forçou profissionais de várias áreas a reinventarem seu dia a dia de trabalho. Diante dessa nova realidade, os assessores de imprensa estão lançando mão de vários recursos para que o próprio trabalho continue útil e atrativo, tanto para quem está nas mídias tradicionais (rádio, TV, jornais e revistas) como para quem está no meio digital (websites, portais de notícias, redes sociais e blogs).

Adicionar imagens, vídeos e áudio aumenta o valor do seu material e as suas chances de engajamento junto aos jornalistas. Pensando nisso fizemos este post para você entender melhor como usar cada um desses recursos a seu favor.

Social Media Vídeo Release

O vídeo é o conteúdo que mais cresce em visualizações. Para se ter uma ideia, o YouTube já é considerado o segundo maior buscador online, perdendo apenas para o Google.

Investir em Social Media Vídeo Release (SMVR) pode gerar maior visibilidade do seu cliente e facilitar a vida dos jornalistas não só de TV como das redes sociais e portais. Além de atrair a atenção das pessoas com mais facilidade, ele também aumenta as possibilidades de compartilhamento e, consequentemente, viralização do conteúdo.

Porém, o vídeo release tem suas próprias características, e não é um vídeo institucional da empresa. Ele deve ter a notícia (lead), depoimentos ou aspas da fonte principal, depoimentos de personagens propostos no release, imagens de alta qualidade técnica e conteúdo relevante.

Não se esqueça de que seu vídeo release será encaminhado aos veículos, que poderão usar as suas informações e, principalmente, suas imagens.

Imagens

A criação de uma galeria de fotos para cada release também ajudará na divulgação, já que os jornalistas encontram tudo o que precisam no mesmo lugar, de forma rápida e com praticidade.

Se você está divulgando dados que cabem infográfico ou gráficos, por exemplo, por que não já inseri-los na divulgação? Eles podem ser em formato de imagem ou até em vídeo, mais um recurso para aumentar as chances de sucesso do seu release.

Se o foco da divulgação é um produto, use imagens em estúdio, bem produzidas e em alta resolução. Se estiver divulgando o lançamento de um novo hospital, filme não só as instalações, mas um usuário do hospital, uma autoridade que se disponha a falar, o mapa virtual para facilitar a localização, por exemplo. (Confira aqui um case da Press que traz o uso do release multimídia para a divulgação do Centro de Nefrologia do Hospital Evangélico).

Áudio Release

O áudio com a gravação de uma fala do presidente da empresa que está divulgando ou mesmo de um “personagem”, depoimentos de usuários ou personalidades também são recursos importantes, que podem ser usados no vídeo ou separadamente.

Nesse caso, o áudio release é uma estratégia muito útil na hora de divulgar sua pauta para o rádio e até mesmo para os veículos que estão na internet, em forma de podcastsesse recurso de compartilhamento de áudio é muito conhecido, de fácil acesso e muito usado no meio digital. Aqui também vale a máxima da alta qualidade técnica, de uma fonte que tenha uma boa voz e dicção inteligível e cuidados com a relevância da informação.

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