Comunicação digital ajuda médicos a atrair pacientes. Veja como

Investir em marketing digital é ético e atrai mais clientes

Investir em comunicação digital é ético e atrai mais clientes

A comunicação digital pode ser usado por clinicas, médicos e hospitais

A área de medicina, considerando hospitais, clínicas, consultórios e médicos, já algum tempo percebeu a importância da comunicação e agora precisa conhecer a comunicação  digital. O estopim desta mudança de paradigma, afinal antigamente não “pegava bem” divulgar a área médica, foi a explosão da internet. A grande maioria das pessoas usam, cada vez mais, os meios digitais para buscar informações sobre doenças, remédios, médicos, dicas de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, exames, etc.

Dessa forma, se você não estiver nas mídias digitais, estará fora da lista de opções das pessoas, afinal “Quem não é visto não é lembrado”. Parece simples, mas na verdade não é. Exatamente pela importância que a comunicação digital por meio da internet tomou na nossa vida, a oferta de informações se agigantou, a maioria esmagadora das empresas estão lá!

Assim você deve estar pensando: Mas eu já tenho meu site, tenho até facebook?! Alguns, mais ágeis já tem Instagram, a rede social que mais tem informações sobre saúde, vida saudável, bem estar, estética, etc. Ok, parabéns esta etapa você já venceu.

Mas aí surge outro desafio: Como ser achado antes dos seus concorrentes? Como se destacar no meio de tanta informação?

Calma, tem jeito para tudo! E nos estamos aqui para te ajudar!

Existem algumas ferramentas da comunicação digital que ajudam a destacar as pessoas e seus negócios na internet. Vamos te falar de uma em especial e em nossa opinião a mais completa: Inbound marketing, que em tradução livre podemos dizer que o marketing dentro da internet. Ele utiliza e potencializa todas as demais ferramentas como site, blog, as redes sociais , SEO, Google e Facebook Ads, que são os mecanismos de anúncios digitais. Como ele funciona? Toda a sua metodologia é voltada para atrair as pessoas por meio de conteúdos relevantes e úteis. Só que o processo não para aí , como nas redes sócias por exemplo. A partir da atração ele possibilita o reconhecimento e cadastramento de quem te visita no site e redes, te permite se relacionar com essas pessoas (agora chamadas de lead) e converte-las em novos pacientes, usuários dos seus serviços. Além de se transformarem em defensores da marca e reputação do seu negócio.

A comunicação digital funciona para a área médica?

Sim, porque mais do que outras atividades esta área é movida pela indicação e recomendação. Os pacientes procuram por médicos, clínicas e hospitais que tenham uma boa reputação, que sejam bem indicados e muito conhecidos. Mesmo consultando as listas dos seus planos de saúde, os pacientes e usurários dão preferência àqueles que já ouviram falar.

Como você pode usar Inbound Marketing ? Parto do pressuposto que você já tem um site e pelo menos uma rede social (facebook). Sendo assim seguem os 6 passos para você começar o Inbound marketing .

1) Crie um blog

Todo o Inbound parte de conteúdos relevantes, lembra? Então, a primeira coisa é fazer um blog e começar a postar textos no mínimo semanais, de acordo com sua especialidade ou negócio de saúde. Eles devem ser úteis, com uma linguagem simples e direta que deverá responder “as dores” do leitor. Lembre-se de colocar imagens e fotos que não só tenham qualidade técnica mais também significados que façam convergência com o seu texto.

2) Crie um formulário de cadastramento

Todo texto postado deve ter um formulário ao final para que o leitor deixe os seus contatos. É a partir daí que você começa a ter leads (lembra?) e poderá se relacionar com eles. Peça apenas as informações estritamente necessárias, ninguém gosta de dar seu telefone por exemplo. Minha sugestão é o nome completo, e-mail e empresa, se for o caso.

3) Crie E-Books

Crie e-books – são livros eletrônicos que possuem entre 15 a 30 páginas e que disponibilizam informações, sobre determinado tema. Normalmente deve ser feito de acordo com a especialidade do médico ou das especialidades de um hospital, com linguagem simples e atraente assim como nos textos para o blog, devem “tocar” as questões dos pacientes e leitores. Ele deve ser diagramação e layoutado como qualquer livro. Feito isso você deve disponibiliza-lo no blog, gratuitamente, desde que o usurário deixe seu cadastro. Existem diversos outros materiais como seminários digitais (Webinars) , vídeos, whitepaper , etc. Tudo vai depender de sua disponibilidade de tempo e recursos para a sua produção.

4) E-mail marketing

Agora, neste ponto, você já tem o e-mail dos seus possíveis pacientes, portanto é hora de se relacionar com eles para em seguida convertê-los em seus pacientes. A melhor forma para isso é fazer um e-mail marketing, dizendo que você viu que ele abriu o seu texto e ou e-book e perguntar se ele gostou se ficou alguma dúvida. Pode também oferecer mais um texto através de links que levarão para o seu blog novamente. Este relacionamento vai até o momento que ele – o lead- se tronar seu paciente. E ainda que isso não aconteça você terá um “advogado” que te recomendará e defenderá como um grande profissional.

5) Fortaleça suas redes sociais

O Facebook, hoje a maior e mais usada rede social é um grande aliado do Inbound Marketing . Por meio del você pode postar os links para seu blog, compartilhar e ser compartilhado , aumentar sua base de leads e se tornar mais conhecido. Que fique claro que as redes sociais não tem a função de vender. Elas geram visibilidade, atraem pacientes, são termômetro para a avaliação de aceitação de seus textos e posts. E por possibilitar uma interação é uma ferramenta de relacionamento ótima que te permite agradecer a preferência, fazer elogios, responder as críticas, entre outras coisas.

6) O pulo do gato

Já existem no mercado softwares que automatizam o processo de Inbound como o RD Station e Hub Spot que vão te ajudar imensamente em cada etapa. E se ainda assim você achar que sua vida super corrida de médico não lhe dá tempo de escrever e nem gerir tudo isso contrate a Press Comunicação.

Conheça os nossos clientes, entre eles, vários da área de saúde. Como pode ver, experiência não nos falta para te atender!

 

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