A comunicação empresarial nas organizações

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comunicação empresarial está cada vez mais diferente e completa e segue com o dever da transparência e confiança entre cliente e agência. Além de tudo é essencial para qualquer projeto. Conforme o jornalista Wilson Bueno, a maioria dos projetos só funciona efetivamente nas organizações graças a uma efetiva comunicação empresarial. “As pessoas precisam conversar, as informações e os conhecimentos precisam fluir, e toda decisão é tomada graças à interação entre funcionários”, afirma. O autor também explica que existem vários tipos de comunicação empresarial dentro de uma empresa e várias formas de atuação. Mas o objetivo é o mesmo, de se comunicar e com o próximo da forma mais assertiva possível.

Para que tudo ocorra da melhor forma, os jornalistas que atendem empresas tem que ter domínio do assunto e saber lidar com todas as situações com segurança. De acordo com o autor Schuch (1998:7),“o jornalista que trabalha em comunicação institucional/empresarial deve empregar conhecimentos das mais diversas áreas. E estes conhecimentos são inseridos diferentes níveis de intensidade, conforme o grau de necessidade para o exercício profissional”, explica. É importante ressaltar que a comunicação empresarial abrange uma série de conhecimentos ligados uns aos outros, como jornalismo, marketing, publicidade, economia e negócios e fazem diferença se trabalhos separadamente. Ou seja, o ideal é nunca separá-los para que tudo saia da melhor forma possível.

Comunicação empresarial

Podemos afirmar que a comunicação deixou de ser um simples instrumento e passou a ser estratégica e fundamental para qualquer organização. E é aí que entra uma efetiva comunicação empresarial, como é o exemplo da Press Comunicação. Com profissionais treinados, a Press oferece um serviço de excelência, que vai desde o planejamento até a execução, com comunicados e publicações para empregados, e assessoria de imprensa, focada no público externo. A agência tem um planejamento assertivo e consegue abordar diferentes temas com a linguagem certa para cada público alvo.

Um exemplo é o trabalho que a Press realiza junto à mineradora Manabi, cujo trabalho envolve diferentes públicos, como empregados, comunidades e acionistas. É o que explica o autor Curvello (2000), quando afirma que públicos têm formações diferentes e interesses distintos. O assessor deve saber escrever para o funcionário e para o dono da empresa sem esconder a verdade, mas direcionado da forma correta para cada um.

De acordo com Bueno, todos esses conceitos só serão assertivos se a comunicação empresarial for integrada. “As atividades de comunicação empresarial estão articuladas e se integram ao processo de gestão, planejamento, marketing, obedecendo a política e diretrizes comuns”.Trabalhando dessa forma não tem como errar. O resultado será sempre positivo nas organizações.

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