Comunicação interna eficiente: veja 7 dicas importantes

Estreitar a comunicação interna entre empresa e colaboradores é fundamental para um bom clima organizacional e um ambiente produtivo

 

Campanha interna criada pela Press para o seu cliente Telemont: uma ação com foco em comunicação interna
Campanha interna criada pela Press à Telemont: uma ação com foco em comunicação interna

Muitas empresas preocupam-se com a sua comunicação com os clientes, criam novos canais, contratam profissionais para atualizar suas redes sociais e centrais telefônicas para o serviço de atendimento ao consumidor, mas deixam de prestar atenção a algo primordial: a comunicação interna, entre a empresa e seus colaboradores, ferramenta fundamental para que qualquer organização funcione de forma eficaz.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostra que os colaboradores de empresas brasileiras estão mais insatisfeitos com a comunicação interna do local em que trabalham do que com o próprio salário. Entre 78% e 80% das pessoas dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%.

Muito relevante estes dados ,não é ? A boa noticia é que você pode melhorar esta situação na sua empresa.

7 dicas para aprimorar a sua comunicação interna!

  1. Estimule a comunicação oficial por meio de veículos de comunicação interna (e-mail, jornal, mural, revista,  intranet), em que faça circular as  noticias e informações da empresa.
  1. Permita o acesso às informações por todos os colaboradores, distribua e crie meios para que todos recebam. Um mix mais variado contribui com este desafio. Isso pode evitar ruídos na comunicação interna e até mesmo o atraso na disponibilização de informações.
  1. Combata a fofoca. Mantenha abertos os canais de comunicação interna entre lideranças e subordinados para evitar que boatos ganhem força dentro da empresa.
  1. Dê abertura aos colaboradores. Saber ouvi-los e avaliar as suas expectativas em relação à empresa é uma forma de valorizar os seus empregados, além de ser uma boa fonte de obtenção de ideias para o negócio. Abra canais de sugestões, como fale conosco na intranet, no jornal espaço para o colaborados mandar suas dicas.
  1. Explique os valores da empresa e sua missão, seja como parte de treinamento corporativo ou como um lembrete regular para os colaboradores, em campanhas internas ou séries nos veículos internos.
  1. A comunicação interna não deve ser melhorada apenas entre os membros da equipe que trabalham juntos, mas também entre os gestores e diretores. Lideranças que dedicam parte do seu tempo a conhecer os seus colaboradores e estão dispostos a ouvi-los vão achar mais fácil se comunicar com eles e manter a equipe produtiva. Quando os colaboradores sentem que os gestores se importam com suas preocupações individuais, eles se tornam mais conectados.
  1. Mantenha os colaboradores atualizados sobre as mudanças da empresa, o progresso e os planos futuros. Isso pode ser por meio de um boletim informativo ou em reuniões. Além disso, permita que os empregados se envolvam nessa discussão. Estimule perguntas e comentários, e mostre que todas as ideias são bem-vindas. Os colaboradores são mais propensos a se comunicar bem quando eles sentem que têm um papel no caminho traçado pela empresa.

Entretanto, é preciso ressaltar que em momentos de crise,  como o que estamos vivendo agora, a comunicação interna mais profissional com o colaborador se torna imprescindível para amenizar as inseguranças como: perder o emprego, a empresa falir, reduzir seus negócios, ser substituído por um profissional mais jovem, entre tantos outros fantasmas que prejudicam a harmonia e a produtividade das empresas.