Comunicação para franchising

Comunicação para franchising é tema de artigo de Natália Aguiar, da Uptime
Comunicação para franchising é tema de artigo de Natália Aguiar, da Uptime

Mesmo diante de um momento economicamente instável no Brasil, o franchising continua em ascensão. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 7,7% em 2014, sendo o último a entrar em dificuldade e o primeiro a sair. A expectativa para 2015 é de um crescimento de cerca de 8%, recompondo perdas inflacionárias e abrindo espaço para uma expansão mais vigorosa nos próximos anos. Neste contexto, a comunicação tem um papel fundamental, uma vez que com estratégias bem definidas, as franquias podem alcançar resultados cada vez melhores.

O processo de comunicação tem como premissa básica facilitar a interação entre as partes, gerando entendimento e modificando positivamente a relação entre todos os envolvidos. No franchising, a comunicação ganha ainda mais importância. Isso porque em uma rede, os desafios de manter profissionais e parceiros franqueados bem informados tornam-se maiores.

Partimos sempre do princípio de que cada rede tem uma cultura, um DNA, e isso precisa ser muito bem entendido para que a comunicação seja eficiente. O fato de o cliente ser tratado como parceiro e estar conosco no projeto desde o início, como se fosse um membro da equipe, é um dos diferenciais que contribui para o sucesso da franquia como um todo. Além disso, ele, como gestor de sua franquia, também quer ser ouvido. Portanto, é fundamental criar meios para manter o diálogo constante, a fim de garantir a sustentabilidade da comunicação e dos negócios.

Outro fator que deve ser considerado, quando pensamos em rede de franquias, é que as unidades são distribuídas em diferentes pontos geográficos no país e todos devem falar a mesma língua. Por isso, a complexidade da comunicação no franchising está em manter a padronização dos processos, do modelo de atendimento, da forma de utilização da marca, da identidade visual, entre outros desafios.

Acreditamos que é preciso trabalhar com um mix de canais on e off line para uma comunicação eficaz. Comunicados, e-mails MKT, intranet, blogs, e-books, anúncios no Google, gestão de redes sociais, vídeos para diversas plataformas, eventos, ações de relacionamento, treinamentos e um completo plano de comunicação e mídias anuais, desenvolvidos de acordo com as estratégias estabelecidas, são meios complementares que contribuem para o reforço da marca, tanto internamente, quanto no mercado.

Como agência de comunicação integrada, especializada em franchising e com foco no franqueador, a missão da Scrivia é escrever a história das marcas por meio de estratégias de comunicação inovadoras que gerem resultados aos clientes.

*Natália Aguiar, gestora da Scrivia Comunicação – UPTIME Group para o Blog Minas Marca

 

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