Como convencer seu chefe a investir em Comunicação Interna?

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Ao falar em comunicação interna, é preciso ter em mente que todo investimento voltado para o colaborador reflete externamente, seja na forma com que a empresa é percebida no mercado – sua imagem e reputação institucional – seja na própria qualidade dos produtos e serviços. Esse é o primeiro argumento: a comunicação interna impacta em como a empresa é percebida externamente. Na prática, já não existe separação entre público interno ou externo. O colaborador pode ser cliente, consumidor, morador vizinho da empresa, acionista.  Por isso, a comunicação com ele precisa do mesmo cuidado que a comunicação com qualquer outro público.

Para termos um espelho da realidade da comunicação interna nas empresas, e com qual importância ela vem sendo tratada, consultamos a pesquisa realizada, este ano, pela Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, empresa de inteligência, cujo atendimento é focado em pesquisa, comunicação e marketing. O levantamento foi feito com clientes de diferentes setores, como siderurgia, tecnologia, indústria, serviços, construção e outros.

Segundo a pesquisa, a comunicação interna é considerada, por presidentes e diretores, muito importante em 50% das empresas consultadas. Apenas 6% consideram a comunicação interna pouco importante ou com quase nenhuma importância.

A partir desses dados, percebe-se que a área tem ganhado evidência no contexto institucional, assim como também uma posição estratégica, uma vez que em 33% das empresas, a comunicação interna tem representatividade em instâncias deliberativas da companhia e em 52% é representada pelo líder para qual se reporta. Outro fator relevante é que 71% consideram que os objetivos da área estão fortemente ligados aos objetivos estratégicos do negócio.

Muito desses avanços se devem ao uso de ferramentas de gestão, como pesquisas de diagnóstico interno, que são base para o planejamento de comunicação interna em 75% das entrevistadas. Índice este que vem aumentando gradualmente ano a ano. Em 2013, era de 62%.

Outra mudança de posicionamento que comprova o quanto a comunicação com o colaborador tem sido considerada importante é que, em 65% das empresas, a informação é comunicada primeiramente aos colaboradores, para depois ser divulgada ao mercado.

5 argumentos para convencer seu chefe:

  1. A forma com que a empresa se comunica com o colaborador reflete como ela é percebida externamente.
  2. Em 50% das empresas, diretores e presidentes já consideram a comunicação como muito importante para o negócio.
  3. Para 33%, a comunicação interna tem representatividade em instâncias deliberativas da companhia.
  4. 70% veem que os objetivos da área de comunicação estão fortemente ligados aos objetivos do negócio.
  5. Mais do que a metade das empresas entrevistadas, 65%, priorizam comunicar primeiro o colaborador para depois informar ao mercado.

Itens que agregam na percepção do valor da comunicação interna segundo os entrevistados:

Que seja vista como conteúdo útil e relevante para criação de estratégias 34%
Deve estar alinhada ao planejamento estratégico e acompanhar resultados 17%
Entender que é importante para mensurar a satisfação do colaborador e para manifestar valorização 15%
As lideranças acreditarem no potencial da comunicação interna 13%
Ser entendida como parte da cultura empresarial e ferramenta para manter clima organizacional 11%
Deve promover ações proativas que sejam do interesse de diversos públicos 6%
Ter apoio da área de TI, já que os canais internos são digitais 2%
S.O. 2%

Referência: http://www.cristinapanella.com.br/

 

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