Crise? Não para a comunicação interna!

Pesquisa aponta crescimento da comunicação interna nas empresas brasileiras

 

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O Brasil enfrenta a maior crise econômica dos últimos anos. Diante desse cenário de instabilidade, como fica a comunicação dentro das empresas? Na contramão de tanto caos, medo e cortes financeiros, estudos revelam que existem empresas que estão em busca de maior engajamento e motivação dos colaboradores.

Enquanto muitas instituições, erroneamente, fazem cortes na comunicação, outras tantas já perceberam a importância de fortalecer ferramentas que engajam, motivam e fazem com que o colaborador se sinta informado sobre a realidade da empresa. Prova disso, é que uma pesquisa atual, elaborada pela Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, em parceria com a Mega Brasil e a Newsletter Jornalistas & Cia, intitulada “A comunicação interna e sua contribuição para a geração de valor nas grandes empresas, realizada com 52 das maiores empresas de 17 setores da economia brasileira, aponta crescimento da comunicação interna comparada aos resultados dos últimos dois anos.

Entre os dados do levantamento, está uma evidência clara do bom posicionamento que a comunicação interna está ganhando dentro das organizações. A importância que tem a comunicação interna na visão de presidentes e diretores. Entre os 52 ouvidos, os índices são:

 

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Deixar de comunicar ou não informar a verdade aos colaboradores é um dos principais erros cometidos pelas empresas que não priorizam a relação com o colaborador durante a crise.

Com o receio de falar a verdade e impactar a produtividade e o ânimo dos colaboradores, as lideranças ignoram o anseio das equipes em ter informações da situação real da empresa. Com essa postura, orientada pela própria direção, a liderança vai perdendo a credibilidade e, consequentemente, a capacidade de influência sobre a equipe.

Definitivamente, omitir não é a solução. Lógico que nem tudo deve e pode ser dito. Mas utilizar informações de mercado e de produção pode munir um discurso transparente e que envolve pessoas. Ser envolvente não é errado. Pelo contrário, é trazer as pessoas para junto da causa que se acredita. Qual empresa não quer, no momento de crise, contar com a força e a energia das equipes?

Então, que as empresas comuniquem mais e se escondam menos, porque para a comunicação interna não há crise, e sim oportunidade de envolver pessoas.

Destaque

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