Comunicação direciona mudanças empresariais

As empresas estão mudando.  Alias, não só as empresas. A nossa realidade muda em questão de segundos, acompanhando o processo de desenvolvimento do cenário econômico global. Mas o que é preciso fazer para que sua empresa não fique parada no tempo?  Você pode ter a resposta! A consultora britânica Carolyn Taylor esteve no Brasil no início de junho, para o lançamento do seu livro “A Cultura através do Exemplo”. Em uma entrevista cedida ao jornal Valor Econômico de São Paulo, a autora cita uma série de informações visando os melhores resultados para o seu negócio e valorizando a comunicação interna dentro das organizações. De acordo com a autora, devido à velocidade das mudanças, dos novos competidores no mercado, da falta de valores ou de ética nas organizações, o mundo corporativo está mudado. E qual o primeiro passo para melhorias? “É preciso estabelecer metas e escolher líderes que estabeleçam mudanças culturais visando resultados para o negócio”, afirma.  Outro tópico é não se esquecer de inserir uma comunicação interna eficaz dentro da empresa. E você, escuta a rádio peão? Um exemplo de falha na comunicação dentro de uma entidade é a rádio peão. Mas esses boatos ou fofocas não devem ser considerados negativos. De acordo com o jornalista Wilson da Costa Bueno, “os boatos são sintomas de que algo não anda bem e é uma doença das organizações e não daqueles que os propagam”.  O jornalista também compara a rádio peão com uma febre que denuncia a pneumonia. “A febre nada mais é como uma defesa do organismo a apontar as ameaças iminentes. É o que acontece com os boatos, que aparecem como um sinal que algo não anda bem”, explica. Portanto, as organizações devem saber lidar com os comentários negativos. Deve-se saber administrar essas conversas, dar o tratamento adequado. Se a empresa se comunica mal com seus colaboradores, o que é dito toma uma proporção inadequada e pode dar a impressão de que a empresa não sabe lidar com a situação. Uma das atitudes para diminuir esses comentários é um diálogo saudável entre empresa e colaborador. “A comunicação interna deveria merecer o lugar de destaque na comunicação empresarial por diversos fatores: os colaboradores são os maiores parceiros da entidade, pois eles que fazem a propaganda da empresa. Trabalhar em uma empresa que valoriza o funcionário aumenta a autoestima de qualquer pessoa”, afirma Bueno. Carlolyn compartilha da mesma ideia. “Nas organizações atuais, aqueles que estão mais próximos dos clientes e dos produtos, precisam ser ouvidos e valorizados, porque é deles que vem a opinião da inovação”, explica. Conforme a explicação da consultora, quando o problema da falta de comunicação for detectado dentro da empresa, as mudanças não serão fáceis, mas precisam acontecer, mesmo devagar. Todos vão se envolver no processo e essa atitude só depende de um bom e estratégico líder. A Press Comunicação quer ajudar sua empresa com a implementação de uma comunicação interna eficaz. A agência possui um Núcleo de Análise e Planejamento de Comunicação Interna, capaz de propor um planejamento, atuar em um momento de gestão de mudança organizacional, desenvolver ações e mensurar resultados. Além disso, como associada da Aberje, indicamos o primeiro “Curso Internacional em Comunicação Interna”, com inscrições até 01 de setembro de 2014.  Acesse o link e tenha mais informações.