Invista em Pesquisas de Comunicação Interna

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Os últimos quatro meses do ano são o momento em que as empresas estão envolvidas no planejamento do ano seguinte. As áreas de comunicação também se envolvem na avaliação do que funcionou ou não no ano atual para então prever as iniciativas futuras.

Para haver uma percepção mais apurada do cenário atual da comunicação interna e conseguir prever um planejamento efetivo, é imprescindível fazer uma pesquisa de comunicação ou de diagnóstico interno de comunicação. Afinal, elas funcionam como uma bússola para orientar as decisões da área.

Porém, quando analisamos dados dos últimos anos, percebemos que houve uma queda nos números dos planejamentos de comunicação interna que utilizaram pesquisas.

Na hora de definir o planejamento de comunicação interna:
Em 2013 Em 2015
31% utilizaram dados de pesquisas 10% utilizaram dados de pesquisa
62% utilizaram parte de dados de pesquisa 75% utilizaram parte de dados de pesquisa
7% não utilizaram pesquisas 15% não utilizaram pesquisas

* Dados de pesquisa da Cristina Panella – Planejamento e Pesquisa

De acordo com os dados da empresa Cristina Panella Planejamento e Pesquisa, percebe-se que as áreas de comunicação têm usado menos dados estatísticos e mais a intuição na hora de criar seus planejamentos anuais.

É indiscutível que essa prática é um retrocesso para o posicionamento estratégico e para a efetividade das iniciativas.

 

Como contornar isso?

Elementar, meu caro Watson! Investir em pesquisas de comunicação interna, prevendo-as no planejamento e no orçamento anual.

Mas se, porventura, você planejou as ações de comunicação interna de 2016 sem a realização prévia de uma boa pesquisa ou diagnóstico, não se desespere. Você poderá adotar modalidades de pesquisas mais rápidas e simples durante o ano, que também te ajudarão a mensurar as iniciativas e verificar se estão sendo assertivas ou não.

 

O importante é não deixar de fazê-la.

A escolha do tipo de pesquisa depende do objetivo que se espera. Por exemplo, para analisar jornais, revistas e outras publicações impressas, a sugestão é fazer um grupo de discussão, uma enquete ou um World Café, uma ou duas vezes no ano.

Já para avaliação de um evento, o ideal é realizar uma pesquisa pós-evento que pode ser impressa, eletrônica ou por telefone. Para avaliar a efetividade de uma campanha, a dica é fazer  enquete, eletrônica ou impressa, ou entrevista estruturada quantitativa, por exemplo.

 

Você deve estar se perguntando, então para que fazer pesquisa prévia?

A diferença entre a pesquisa prévia e as pesquisas pontuais durante o ano, é que a pesquisa que antecede o planejamento serve de diagnóstico, ou seja, gera um plano de ação para ser implantado e acompanhado. Já as pesquisas pontuais têm o objetivo de avaliar o que já passou e, possivelmente, a ação de melhoria não poderá ser tomada de imediato. Veja o exemplo.

Pesquisa pontual: após uma campanha de disseminação dos valores da empresa, descobre-se que ninguém entende como aplicar os valores da empresa na prática. Você perdeu energia e recursos.

– Pesquisa prévia ao planejamento ou de diagnóstico: detecta-se que os funcionários não entendem o significado dos valores e como aplicá-los. Você saberá qual é o foco da campanha. Possivelmente, irá explicá-los e exemplificá-los e sua campanha alcançará os objetivos, tornando-se eficaz .

 

Percebe a diferença?

Segundo a jornalista Letícia Carpanez de Paiva, “a pesquisa de comunicação é uma ferramenta que permite avaliar a comunicação praticada e, assim, propor mudanças ou melhorias. Ela fornece dados precisos sobre como as pessoas enxergam a empresa, o que elas acham da atual política de comunicação praticada e o que pensam dos canais utilizados. Além disso, a pesquisa pode suscitar sugestões de mudanças e ideias interessantes para a empresa, e servir para realizar ajustes de imagens junto ao público interno”.

O fim da pesquisa não significa o fim dos trabalhos. Pelo contrário. Os resultados mostrarão o que está bom e o que precisa melhorar, para que os processos sejam desenvolvidos com mais clareza e eficácia.

Quer obter sucesso em pesquisas de comunicação interna? Acesse os 7 fundamentos para fazer uma pesquisa interna. É gratuito e poderá te ajudar muito!

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