Campanha alerta sobre a dengue e chikungunya

Unimed-BH lança site e campanha para sensibilizar a população e imprensa já sinaliza que capital está em situação de alerta

Campanha da Unimed-BH alerta sobre os cuidados com a dengue e a chikungunya
Campanha da Unimed-BH alerta sobre os cuidados com a dengue e a chikungunya

Foi destaque na imprensa que Belo Horizonte é uma das 18 capitais brasileiras que estão em alerta para casos de dengue e febre chikungunya. A informação foi divulgada pelo Ministério da saúde, nesta quinta-feira (12 de março). Em todo o Brasil, 340 cidades estão em risco de epidemia, sendo 19 cidades mineiras. A matéria foi destaque no Portal Uai, no G1, Uol, sites dos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas, entre outros.

No verão, época em que o clima é quente e chuvoso, a preocupação é grande, pois favorece a procriação da fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissora da doença. Cliente da Press, a Unimed-BH, está com uma campanha para sensibilizar a população e seus clientes, além de esclarecer as diferenças entre as doenças. Por meio de peças como banners, cartazes, mídia exterior, spot de rádio, entre outras, a cooperativa está reforçando com as pessoas a responsabilidade na prevenção, com relação aos cuidados que devem ser tomados. A Unimed-BH ainda criou um hotsite para divulgar informações, tirar dúvidas e informar os seus canais de atendimento.

Além disso, a Cooperativa tem preparado as diversas unidades da Rede Própria nas regiões de maior impacto, para manter a qualidade do atendimento se houver aumento da demanda em razão dessas doenças.

Dengue e Chikungunya: entenda as diferenças

Você sabe qual são as diferenças entre as doenças. Veja abaixo:

Dengue:é uma doença infecciosa, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. É causada por quatro tipos de vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Indivíduos residentes em áreas endêmicas podem ser infectados pelos quatro tipos de vírus durante a vida. Fique atento.

Chikungunya: causada pelo vírus CHIKV, originado no oeste da África, a Chikungunya também é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O seu nome significa “aqueles que dobram”, em referência à aparência curvada dos primeiros casos da doença que causa dores fortes nas articulações.

Sintomas:

Ambas são causadas por vírus e são transmitidas pela picada do mosquito infectado. Os sintomas são semelhantes: 

– Dor nos olhos ou atrás dos olhos;

– Dor de cabeça;

– Febre;

– Manchas na pele;

– Dor no corpo/ dor muscular (na dengue, esse sintoma é mais intenso);

– Dores nas articulações (na Chikungunya, em alguns casos, a dor nas articulações pode se prolongar por meses ou até anos).

 Fonte campanha: www.acoesunimedbh.com.br/combateadengue/sintomas/