Dicas para inovar os meios tradicionais de comunicação interna

Meios tradicionais de comunicação interna ainda estão em alta, mas devem se renovar
 

De todos os avanços vistos pela humanidade nesse século, talvez os meios de comunicação estejam entre os que mais mudaram. O caminho emissor, meio,  mensagem e receptor, no entanto, permanece forte, mesmo com os meios cada vez mais desenvolvidos, as mensagens mais instantâneas e os emissores e receptores trocando de papel o tempo todo.

Algumas tradicionais ferramentas de comunicação interna, apesar de todas as novas tecnologias, também continuam eficientes. O jornal mural, as revistas, boletins informativos e as campanhas de mobilização resistem nos planejamentos estratégicos das melhores organizações. O problema é que essas ferramentas precisam ficar muito mais atrativas, pois passaram a disputar atenção com uma série de aplicativos online e redes sociais, utilizados em smartphones, tablets, entre outras plataformas lotadas de recursos.

Veja algumas dicas para inovar na produção desses canais de comunicação interna tradicionais, ainda tão importantes.

Boas pautas

Reproduzir os direcionamentos da diretoria é importante, mas os canais de comunicação não podem se limitar a isso. As pautas devem trazer assuntos agradáveis ao colaborador, algumas vezes até descompromissados, como uma boa ação realizada por um, uma conquista pessoal alcançada por outro, uma confraternização diferente do turno da manhã, e por aí vai. Criar um grupo de colaboradores representantes das diversas áreas da empresa para pautar os veículos, o comitê editorial, é sempre uma ótima solução. Com a diversidade de opiniões e representações, com certeza, surgirão muitas novidades e inovações nas abordagens de conteúdo. Leia mais sobre comitês.

Colaborador no centro das notícias

Parece óbvio, mas nem sempre a regra é seguida. Sempre que possível, o colaborador precisa ser ouvido, envolvido e considerado na abordagem dos assuntos da empresa. Sua opinião e imagem devem estar nos boletins e murais. As pessoas gostam de se ver e identificar os colegas nas notícias internas. Para inovar neste quesito, pode-se criar espaços para que o colaborador crie conteúdo, compartilhe seus conhecimentos, experiências e talentos, compartilhe fotos e desenvolva trabalhos de colaboração conjunta. Abordar assuntos de interesse pessoal das pessoas trás respiro aos veículos internos, humaniza as relações e aumenta o interesse do leitor. Basta criar uma sessão específica para isso e estimular a participação dos colaboradores. Seguramente, terá boa audiência.

Uso do storytelling

Recurso utilizado há anos, o storytelling é exatamente o que nossos avós faziam para passar conhecimento, contavam histórias de forma envolvente, estimulando a imaginação de quem ouvia. Com uma nova roupagem, essa técnica tem sido utilizada na comunicação para reter a atenção do expectador. Quando aplicada na comunicação com os colaboradores, ela consegue bons resultados. Para saber mais sobre as técnicas do storytelling e utilizá-las na inovação da comunicação interna, acesse as 10 dicas de sucesso de storytelling na Comunicação Interna, gratuitamente.

Layouts atrativos

Do jornal interno ao mural, passando pelos comunicados de campanhas, as peças precisam ser desenhadas de forma a chamar a atenção do colaborador. Uma boa dica é utilizar as cores, fontes e designs que se aproximem da linguagem digital, que é uma nova linguagem já familiar ao universo de todos, mesmo do público operacional. Se os veículos internos da empresa não passaram por uma atualização de projetos gráficos e editoriais nos últimos dois anos, fique atento! Já está no momento de inovar seus layouts e linguagens.  Hoje, tudo muda muito rápido, principalmente na comunicação. A empresa precisa acompanhar o que acontece fora de seus muros e buscar concorrer o máximo possível com a enxurrada de informações externas. Para reformular os projetos dos veículos internos, busque um parceiro especializado, com experiência e conhecimento. É importante que todos eles conversem entre si, tanto na identidade visual quanto na linguagem e especificações editoriais. Quer uma avaliação gratuita do seu jornal? Clique aqui.

Periodicidade

A maioria dos canais precisam seguir a risca a periodicidade para não perder audiência. A ideia é sempre causar uma expectativa positiva dos colaboradores para a chegada da próxima edição. Para os jornais internos e revistas, por exemplo, é interessante anunciar previamente, por e-mail, na intranet ou jornal mural, algumas chamadas das matérias. Para o jornal mural o que dá ótimos resultados é fazer a divulgação de teasers antes de entrar com algum assunto ou campanha importante. Ouse, por exemplo, divulgar apenas imagens sobre um determinado assunto antes de abordar o conteúdo principal. Por ter uma leitura imediata e instantânea, as imagens causam grande impacto. Outra forma de gerar expectativa sobre o que vai ser divulgado no jornal mural é trabalhar mensagens instantâneas em mídias digitais, como WhatsApp.

Feedbacks

Abra um espaço nesses canais para que o colaborador dê a sua opinião sobre os veículos. Acate as sugestões que forem pertinentes e explique com clareza os motivos para não atender determinados pedidos. É importante ter em mente que nos tempos atuais a estrutura transmissor x receptor foi significantemente modificada e esses trocam de papel a todo o momento, recriando significados para a mensagem. Quem antes só recebia a informação, agora é também produtor de conteúdo. Abrir esse espaço para os funcionários, de acordo com as condições internas da empresa, é estar alinhado à forma de comunicação que prevalece no mundo de hoje – a dialógica. É o que funciona e que de fato envolve as pessoas.

Agora, o mais importante: use os veículos tradicionais como parte de uma narrativa transmidiática. Ou seja, utilize das diferentes plataformas da comunicação interna para construir narrativas únicas e ao mesmo tempo complementares sobre o assunto. Essa é a linguagem atual da comunicação. Assim, você não precisa dar todas as informações de uma só vez, em um só veículo, e o seu leitor terá estímulo de ler os outros veículos para se aprofundar no assunto.

Crossmedia x Transmedia

Se tiver alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre abertos para conversar.

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