Marketing de Conteúdo: estratégia de ouro de 2016

Na era do marketing digital oferecer conteúdo relevante para atrair quem você quer é uma das principais armas para o relacionamento e fidelização de clientes

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Há mais de uma década vivemos transformações quase que diárias na forma de fazer comunicação e marketing. Com a disseminação e consolidação das mídias sociais – blogs, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc. – o conteúdo ficou cada vez mais em destaque. Isso porque qualquer um pode criar o seu próprio perfil, canal ou sua página sobre quase tudo o que quiser.

Porém, empresas que estão atrás de novos clientes, devem construir estratégias para a criação e divulgação correta do seu conteúdo. As pessoas são bombardeadas a todo o momento com um excesso de informação que, se destacar é quase que uma obrigação para atrair os olhares do seu público.

Para ser reconhecido pelo que oferece você deve priorizar os seguintes passos:

  • Identifique seu público-alvo
  • Escreva sobre o que seu público quer ouvir
  • Consistência de formato e periodicidade
  • Conteúdos diferentes para estágios de compra diferente
  • Promoção do material desenvolvido

Marketing de Conteúdo no Brasil

Os formatos de divulgação do seu material variam e podem ser usados de acordo com o tamanho do que será ofertado e o perfil do público.

A pesquisa Tendências de Marketing de Conteúdo 2015 revelou que:

  • 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo
  • 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo
  • 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo
  • 40% documentam esta estratégia
  • 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo
  • 33% das empresas medem o ROI (retorno sobre o investimento)

Observando esses números e as reações do mercado, podemos avaliar que o conteúdo estará ainda mais em destaque em 2016. Ele será o rei!

Divulgação

Na hora de divulgar o conteúdo – eBooks, whitepapers, infográficos etc. – muitas empresas ainda dão preferência para as redes sociais. Porém, blogs corporativos, newsletters e o e-mail marketing tendem a crescer ainda mais no próximo ano. Essas ferramentas são importantes para a estratégia digital e não devem ser desprezadas.

Quando se fala em divulgação, não podemos esquecer as menções em canais outros canais, além dos guests posts. Essa estratégia é chamada de link building, essencial para a disseminação do seu conteúdo, auxiliando também na otimização dos resultados de buscas, o chamado SEO.

Não se esqueça da análise

As métricas são indispensáveis para medir e avaliar o trabalho realizado. Através delas você pode ver onde está acertando e o que precisa ser revisto. Tráfego no site, vendas e taxa de conversão são as mais utilizadas para medir o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.

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