Empresas recorrem ao digital para não perder engajamento

comunicação digital ocupa espaço expressivo no mundo corporativo. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em setembro de 2013, a quantidade de internautas no Brasil aumentou 143,8% em seis anos. 87% de usuários utilizam a web para pesquisar produtos e serviços e 93,3% usuários curtem páginas de empresas, produtos ou serviços no Facebook. Outra pesquisa encomendada pelo Governo Federal e elaborada pelo Ibope Inteligência, coletada entre outubro e novembro de 2013, apontou que a internet é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros. Em média, os entrevistados passam três horas e 39 minutos por dia na rede, enquanto dedicam três horas e 29 minutos para a televisão. Com a 5ª maior audiência on-line do mundo e o 3º lugar em total de minutos conectado, o Brasil é um dos líderes de engajamento on-line.

Mas a última pesquisa, divulgada em fevereiro deste ano, mostrou dados ainda mais impressionantes. Segundo a comScore (empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para as maiores empresas da Internet), os brasileiros passam mais tempo no Facebook do que  argentinos e mexicanos  juntos em um mês: 46,615 contra 44,720 minutos. Com relação aos sites mais acessados no Brasil, o Facebook mantém o primeiro lugar. A novidade da pesquisa é que o LinkedIn conquistou a segunda colocação no ranking, crescendo 11% no último ano e ultrapassando o Twitter, depois o Tumblr.

Empresas devem se adequar

Com todas essas informações as empresas vêm se adaptando à nova realidade on-line. Um exemplo, que aconteceu no último dia 23 de maio, foi quando o Grupo Estadão anunciou a mudança editorial do site estadao.com.br. O objetivo é inovar nos processos jornalísticos, com um trabalho ativo nas redes sociais, mobile e tecnologias avançadas. De acordo com o diretor de conteúdo do Grupo Estadão, Ricardo Gandour, em entrevista ao veículo Jornalistas & Cia, a empresa quer “manter um esforço permanente, para aprimorar seus produtos e processos com a atualidade”.

A Press Comunicação também é outro exemplo de empresa que investiu na comunicação digital em 2014, no Núcleo de Comunicação Digital, trazendo para a equipe profissionais especializados e com vasta experiência no meio on-line. O consultor, jornalista e professor universitário João de Castro, que traz na bagagem sua experiência de mais de 15 anos em web jornalismo e redes midiáticas e marketing digital, e a jornalista Priscila Abreu, especialista em Gestão da Comunicação Digital.

Se você deseja que sua empresa também tenha visibilidade no mundo digital, procure a Press e conheça o trabalho do núcleo. A agência oferece soluções em planejamento de divulgação para site e redes sociais. Sua empresa agradece!

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