Facebook do Sindseg promove campanha sobre segurança

Peças atrativas e uso de hashtags chamaram atenção para a prevenção

Peças da campanha Viajar Seguro postadas no Facebook do Sindseg
Peças da campanha Viajar Seguro postadas no Facebook do Sindseg

O período do Carnaval foi marcado por uma ação diferenciada no Facebook do Sindicato das Seguradoras dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF). A campanha Viajar Seguro foi estendida para as mídias sociais e chamou atenção pelas peças criativas, que falam de segurança,com situações do dia a dia.

A campanha Viajar Seguro é promovida pelo Sindicato, desde 2011, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do respeito às leis de trânsito. A iniciativa, que já atingiu mais de 240 mil pessoas, sempre é realizada em vésperas de feriados, sendo no Carnaval a primeira ação do ano. Em 2015, ela começou a ser abordada nas ruas, em duas peças de backbus (publicidade na traseira dos ônibus), que circularam nas principais linhas do transporte público, em Belo Horizonte. Nos cartazes eram divulgadas dicas de comportamento seguro nas estradas e informações sobre a campanha.

Facebook

“Com o Carnaval chegando, planeje a sua viagem e monte o seu bloco. Mas não se esqueça de programar a revisão do seu veículo”. Essa foi a frase de um dos cartazes da campanha Viajar Seguro no Facebook, que é gerido pela Press Comunicação. A proposta teve como objetivo trazer o tema segurança, que muitas vezes é tratado de forma séria e com ar de cobrança, de maneira atrativa e suave. Além disso, com o apelo da data e pelo clima festivo que impera nas redes nessa data, além da linguagem adotada pelo perfil do Facebook, as peças tinham que ser divertidas e atrativas.

Também foram utilizadas as hashtags, que consiste em uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas mídias sociais, como forma de criar uma interação dinâmica do conteúdo, gerando um filtro que facilita as buscas. Na campanha do Sindseg foram criadas as hashtags #FoliaoPrevenido, #FoliaoFamilia e #MotoristaFoliao, além de utilizarmos a #ViajarSeguro para tudo referente à campanha. Essas expressões criam uma identificação da linguagem com o público, torna a peça mais atrativa e cria uma interação.

Ao todo, foram sete cartazes de divulgação da campanha produzidos para o período que antecedeu o carnaval, que gerou o alcance de mais de 10 mil pessoas, 270 curtidas e 59 compartilhamentos, no total. Além disso, foi criado um novo banner para a capa do Facebook e uma nova foto de perfil, com a aplicação da marca do Sindseg, como forma de padronizar a mídia social com o tema do Viajar Seguro.