Marketing nas redes sociais

A promoção de marcas nas redes é reconhecida pelo seu baixo custo e alto retorno sobre o investimento
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Há mais de dez anos a divulgação de produtos e serviços pelas mídias tradicionais como televisão, rádio, jornais e revistas era a forma encontrada pelas empresas para chegar ao público. No entanto, hoje em dia, o alto valor investido pelo marketing nesses veículos não gera mais tanto retorno e isto ocorreu graças à migração do público para a internet.

As pessoas estão gastando cada vez mais horas do seu dia em redes sociais como Facebook, YouTube, WhatsApp e Snapchat, o que obrigou empresas a revolucionar a forma como promovem suas marcas. O marketing nas redes sociais é a solução encontrada pelas organizações para conquistar e fidelizar novos clientes.

Marketing nas redes sociais

O marketing nas redes sociais é baseado na construção de relacionamentos com os internautas para que se tornem não só clientes, mas fãs de uma marca, produto ou serviço. Ela é uma ação de médio e longo prazo, que exige paciência e dedicação dos profissionais envolvidos.

O primeiro passo é conhecer seu público potencial: faixa etária, renda, hábitos, onde ele vive e o que ele busca de uma empesa. Com esses dados você tem condições de planejar que tipo de campanha atingirá esse público-alvo. Como no marketing digital, o ideal é construir a persona que a sua empresa tem interesse em se relacionar e fazer negócio. Isso torna o seu processo de marketing mais assertivo e, com isso, se espera um aumento nas vendas.

Conteúdo é a base do marketing nas redes sociais

Criar um conteúdo de qualidade é essencial para atrair mais pessoas para as suas páginas e contas nas redes sociais. A constância das publicações demanda tempo e um profissional experiente e dedicado, mas poderá tornar o internauta um fã de sua empresa.

Leitores fiéis irão divulgar sua marca e compartilhar suas publicações com os amigos, aumentando sua audiência. Essa discussão sobre seu conteúdo fará com que palavras-chave sejam associadas à sua marca e, como consequência, que tenha um ranqueamento cada vez melhor nos sites de busca como o Google e o Bing, por exemplo, divulgando a empresa para um número cada vez maior de pessoas.

É importante que as publicações não se limitem a divulgar produtos ou serviços, pois as pessoas se cansariam rapidamente. É preciso adicionar valor a conversa para tornar seu tema interessante. Fale de assuntos do momento para atrair mais leitores, sem se preocupar com conversões. Se o seu conteúdo for bom, ocorrerá naturalmente.

Responda o mais rápido que puder

Fique atento à interatividade. Relacionamentos são criados a base de troca e diálogo. Se você não estiver disponível seu público não hesitará em abandoná-lo e mudar para a concorrência.

Relacionamentos com pessoas influentes podem alavancar sua marca. Procure conhecer quem tem um público de qualidade, que possa se interessar pelos seus produtos e serviços. Parcerias com essas personalidades poderão apresentar sua marca para um grande número de pessoas, aumento a visibilidade da sua marca no mundo online.

As redes sociais são o novo SAC. Por isso, nunca deixe de monitorar o que estão falando sobre a sua marca por lá, respondendo e acompanhando qualquer tipo de reclamação. Faça a gestão de crises no ambiente digital! Nele, qualquer boato ou reclamação pode se espalhar em questão de segundos, acabando com a imagem e reputação da sua empresa.

Cases de sucesso

 Méliuz

Israel Salmen, co-criador do programa de fidelidade Méliuz, soube aproveitar dos influenciadores do Youtube para divulgar sua marca. O conceito da empresa é simples, disponibilizam gratuitamente cupons de desconto de lojas online e ainda devolve parte do valor gasto nas compras, direto na conta bancária do cliente.

Embora tivesse tudo para cair nas graças dos consumidores, por não trabalhar com pontos ou milhas, mas devolvendo dinheiro, a empresa custou a decolar. Segundo seu criador isto se deve pela desconfiança dos brasileiros com ideias que parecem muito generosas. Para conquistar a confiança do mercado a startup criou o Desafio Méliuz, em que aspirantes ao estrelato no Youtube postavam vídeos temáticos com o nome da empresa para disputar a preferência do público. Os participantes concorriam não apenas a 20 mil reais, mas também teriam a oportunidade de gravar um vídeo com as youtubers Taci, do canal Taciele Alcolea (mais de 2 milhões de inscritos), Niina, dona do Niina Secrets (mais de 1,7 milhão de seguidores), e Evelyn, da página Evelyn Regly (mais de 1,5 milhão). O concurso foi um sucesso entre os jovens e tornou a marca conhecida em todo o Brasil.

Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba revolucionou a forma como lida com o público nas redes sociais. O órgão público inovou mais que empresas ao postar diariamente no Facebook textos, fotos e vídeos de forma descolada e com várias referências à cultura pop e desenhos animados. O sucesso foi estrondoso e hoje tem mais de 700% curtidas do que a gigante São Paulo. Recentemente surpreenderam com uma simulação de videogame para explicar o passo-a-passo para tirar a carteira de trabalho.

Dia Supermercado

O Dia possui um site onde publica uma revista com dicas sobre saúde e alimentação, matérias sobre economia doméstica e receitas com os produtos que o supermercado oferece. Este mesmo conteúdo é divulgado no Facebook e Twitter e atraiu grande público. Só no Facebook são mais de um milhão de seguidores altamente interativos e inúmeros comentários positivos.

A empresa focou em receitas diferenciadas e fáceis de fazer ao invés de investir na tradicional oferta de produtos e dicas de como escolher melhor os alimentos. Estas informações agregam valor para o público. A vantagem foi se destacar na concorrência, melhorar a imagem da empresa e ganhar fãs que dão preferência a rede de supermercados Dia.

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