Growth Hacking: você sabe o que é?

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As empresas denominadas startups – aquelas que estão em estágio inicial, com menos de quatro anos de criação – surgiram na década de 90, com o boom da internet. No início eram basicamente empresas de informática que causaram frisson no mercado ao elevar os índices das bolsas de valores.

Nos anos 2000 esse modelo de negócio foi adotado por empresas de outras áreas ligadas à tecnologia e hoje já se espalharam pelos quatro cantos do mundo. Empresas como Facebook, Uber, Airbnb, Twitter e a brasileira Resultados Digitais, também adotaram esse modelo de gestão e o resultado está aí pra todos verem. O Brasil já é o terceiro em número de startups. Segundo a ABStartup, em dezembro de 2015 o país já registrava 4.151 empresas em estágio inicial.

Apesar de ser uma metodologia que beneficia estratégias digitais, ela não se limita a elas. Para entender que essa metodologia não é nova e que pode ser usada em diferentes áreas precisamos voltar para 1979, quando surgiu uma das maiores redes de fast food do mundo: o McDonald’s. Seu fundador usou processos de Growth Hacking para que o seu negócio pudesse crescer rapidamente. Ele tinha pouco dinheiro para investir quando começou o negócio então, baseou-se na ideia da linha de produção de Henry Ford. A forma como os sanduíches são feitos em todo o mundo – seguem um modelo único de produção-, além da gestão das lojas, é idêntica, respeitando a lógica de realização do processo. Com essa gestão, Ray Kroc, fundador da rede, conseguiu baratear os custos de expansão e implementação do negócio em diferentes culturas.

Growth Hacking: o modelo de gestão das startups

O modelo de negócios das startups não é novo, mas ele com certeza tem mostrado que existem diferentes formas de se gerenciar com sucesso. Você pode apenas ter uma ótima ideia e pouquíssimo dinheiro para investir. O segredo está no modelo de gestão conhecido como Growth Hacking, que surgiu em 2010, com Sean Ellis.

Segundo Martha Gabriel, escritora, consultora e palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação, em palestra durante o 18º Encontro Locaweb para Antenados, essa metodologia pode ser explicada como um atalho para recursos desejados. Dentro do marketing ela é tida como uma estratégia para encontrar atalhos no sistema de marketing de uma empresa para conseguir crescimento.

Antes de fazer um negócio você precisa saber se a ideia é boa. Só assim ele crescerá. Não é o valor investido que vai determinar seu crescimento.

Essa metodologia tem no seu DNA os conceitos de negócio:

  • Experimentação rápida e Product Fit (adequação de mercado). Se você define isso antes está pronto para iniciar o seu negócio, experimentando seu produto já no mercado e o consumidor dirá o que deve ser melhorado.
  • Orientado ao resultado
  • Científico
  • Orientado ao resultado
  • Ágil
  • Inclusivo
  • Sustentável
  • Análise das métricas. Quem trabalha com esse modelo de gestão usa métricas e não “achismo”. Tudo deve ser constantemente analisado para que o crescimento acontece e o pouco capital investido não seja desperdiçado.

 

 

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Legenda: Pirâmide do Growth Hacking

Métrica da Estrela Polar

Por falar em análises, o Growth Hacking usa uma única métrica para saber se sua empresa está indo para o caminho certo. Ela é conhecida como métrica da estrela polar e não é a mesma para todas as empresas.

O segredo aqui está em escolher aquela métrica que é crucial para o seu negócio. Por exemplo: o Airbnb usa o número de reservas como seu indicador de crescimento. Já o Facebook usa o número de usuários ativos mensalmente.

Quer descobrir qual é a métrica da estrela polar do seu negócio? Responda a estas perguntas:

  • Qual é o impacto disso para o meu crescimento?
  • Qual métrica impacta mais os meus resultados?

Monte a sua equipe de Growth Hackers

Para que a metodologia Growth Hacking funcione você precisa ter profissionais preparados e orientados para esse formato de gestão. Eles devem:

  • Ir além do marketing.
  • Ter visão holística. Ser especialistas em uma área, mas conhecer as outras. Assim eles entendem a importância de cada área para o processo de criação de um produto e para a entrega de produtos e serviços.
  • Formação em T: ser bom em uma área e conhecer as demais para dialogar com toda a empresa.

Resumindo, o profissional Growth Hacker é:

Geek + Investidor + User Xperience + Analytics + Social Media + SEO + email expert.

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