Snapchat se transforma em importante ferramenta de negócios

Empresas descobrem o potencial do aplicativo preferido dos jovens como um canal para ações de marketing e serviços de atendimento ao consumidor.

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O Snapchat já conta com seis bilhões de acessos e embora seja um mistério para uns, se tornou um vício para outros. O aplicativo possui usuários extremamente ativos. Fato comprovado pela quantidade de fotos compartilhadas, uma média de 8.796 imagens por segundo, número superior ao WhatsApp, que conta com o dobro de usuários.

Com tamanho engajamento de seu público, o Snapchat conquistou a atenção das empresas que utilizam a plataforma para se relacionar com o cliente e criar bem sucedidas campanhas de marketing.

O sucesso entre os jovens

Uma pesquisa realizada pela Comscore mostrou que o Snapchat é a terceira rede social mais acessada pelos millennials -o público com idade entre 18 e 34 anos. O envolvimento crescente entre os jovens americanos de 16 a 24 anos é ainda mais surpreendente. Em 2013, 30% eram usuários, atualmente já são mais de 50%, tornando o aplicativo o terceiro mais acessado, atrás somente do Facebook e do Instagram.

O diferencial do Snapchat

O sucesso entre os jovens se dá em razão da privacidade que o app proporciona. Se antes tudo que fosse compartilhado ficava para sempre na internet, o Snapchat quebrou essa regra. Os usuários determinam um tempo de visualização após o acesso da postagem de até 10 segundos, antes da autodestruição. Para os adeptos deste aplicativo, o que importa é compartilhar um momento e não a beleza do registro.

Para enviar as imagens, o usuário possui três opções: escolher um destinatário específico, fazer uma lista de destinatários ou deixar as imagens como “públicas” para que as pessoas que seguem o seu perfil consigam ver os registros durante o período de 24 horas.

Não há como o destinatário salvar a foto e se ele optar por rever uma última vez ou tirar um “print” da imagem com o celular, o aplicativo avisa ao remetente.

Também existe a página Discover, que reúne conteúdos de dezessete grandes canais de comunicação como MTV, CNN e National Greographic. A ideia é que pequenos trechinhos de vídeo funcionem como chamada para as notícias, usando a mesma dinâmica atual do Snapchat.

Como as empresas podem utilizar o aplicativo

Assim que o usuário adiciona o perfil de uma empresa, isto abre um canal de comunicação direto com o seu público alvo, que pode ser utilizado para construir relacionamentos de forma mais transparente e prestar atendimentos. Por meio do recurso “Histórias”, é possível mostrar ao público, por exemplo, os bastidores de um evento, o processo de fabricação de um produto, o dia a dia de seus funcionários e muito mais.

Cases de destaque

O Snapchat está por trás de campanhas de publicidade de impacto. O segredo para utilizar a plataforma é saber tirar proveito de sua principal característica, a efemeridade de suas fotos. E foi exatamente isso que a WWF Dinamarca fez em prol de uma causa ambiental. A ação se chamava #LastSelfie e mostrava imagens de animais ameaçados de extinção, com a frase: “não deixe que esta seja minha última selfie“. A história trazia também as informações para que os usuários pudessem fazer suas doações. O resultado foi: como entre os usuários e meta de doações batidas em apenas uma semana

A 16 Handles, empresa que vende iogurte congelado também soube aproveitar a instantaneidade do Snapchat para atrair seguidores. Em troca de fotos de seus clientes tomando o iogurte com seus amigos, ela disponibilizava cupons de desconto por até 10 segundos para serem usados na próxima compra. A campanha promoveu tanto a marca que é utilizada até hoje.

Uma marca que já se especializou em fazer campanhas por meio do Snapchat é a Heineken.  Seu maior êxito foi na promoção do festival de música Coachella, na Califórnia.  A empresa enviou para seus seguidores snaps com pistas de shows surpresa, que poderiam acontecer a qualquer momento durante o evento. Os usuários que sabiam a resposta correta ganhavam confirmação antecipada para a Heineken House, palco patrocinado pela marca no evento.  A percepção de usar uma rede popular entre os jovens para uma festival, gerando conteúdo exclusivo, garantiu o sucesso da campanha.

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