Vendarketing ou Smarketing: a sinergia entre marketing e vendas

Smarketing-Vendarketing

Você vê um anúncio na TV, no jornal, na revista ou ouvi-lo no rádio. É o que está procurando? Basta ir até o anunciante e efetuar a compra. Esse processo soa familiar? Pois é! Era assim que funcionava o processo de compra até o início dos anos 2000.

Porém, nos últimos anos, com o avanço da internet, esse processo sofreu mudanças bruscas– principalmente por parte do comportamento do consumidor. Pegando essa onda surgiu a metodologia inbound marketing que veio para auxiliar as empresas a mudar a chave na hora de conquistar mais clientes, além de manter os já existentes.

Dentro dessa metodologia, surgiu o termo Smarketing, (sales + marketing). Aqui no Brasil, o termo ganhou a sua versão abrasileirada: Vendarketing.

Mas o que é Vendarketing ou Smarketing?

Vendarketing ou Smarketing é a junção dos esforços de vendas (sales) e marketing, alinhando ações estratégicas de inbound marketing para que a empresa melhore a qualidade do relacionamento com os leads e clientes, aumentando, consequentemente, as vendas.

Uma empresa que tem uma cultura de Vendarketing incorporada a ela vê melhorias em diversos aspectos como:

– aumento do ROI (retorno sobre o investimento)

– qualidade dos prospects

– aumento do ticket médio

– aumento do lifetime value dos clientes

Além disso, a empresa ganhará muito com o aumento do entendimento entre a área de vendas e a de marketing que, historicamente, vivem em desacordo por uma não ver – de fato –  a importância da outra para os resultados da empresa.

Como implantar o Vendarketing?

Para que o Vendarketing faça parte da cultura da sua empresa você deve seguir passos simples e que vão mudar a forma como as duas equipes trabalham:

Crie uma ligação entre as áreas: com o inbound marketing essa é uma missão simples e possível. Por quê? Bem, essa metodologia é baseada nos esforços de marketing para a atração do público certo para cada negócio e na geração de prospects qualificados para a área de vendas.

Crie um SLA (Service Level Agreement): ele é um documento que pontua as diretrizes de qualificação de prospects que a área de marketing deve enviar a área de vendas. Esse acordo é importante para que as duas áreas trabalhem em prol do mesmo objeto e, também, evita desentendimentos futuros.

Crie uma integração de relatórios: como o trabalho das duas áreas deve ser em conjunto e representa um ciclo (marketing qualifica leads e envia para vendas que, por sua vez, fecha o negócio e retorna o cliente para o marketing trabalhar o relacionamento com o objetivo da recompra), todos os dados devem ser concentrados em um mesmo lugar, facilitando o processo de Smarketing.

Não se esqueça das métricas

Como em qualquer trabalho de marketing ou vendas, acompanhar os números é essencial para entender onde se está acertando e onde é preciso fazer ajustes para atingir as metas definidas.

Com as plataformas de inbound marketing é possível unir e trabalhar os relatórios das duas áreas de forma conjunta e clara. Para que essa análise seja feita de forma correta e produtiva é essencial a contratação de uma equipe especializada em marketing digital.

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