Comunicação interna como ferramenta de engajamento

Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar de Minas Gerais mostra que para se estar entre os melhores, deve haver investimento em comunicação interna

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Fonte: EM 13/06/2016

O momento de crise econômica gera preocupação, instabilidade e desmotivação por parte dos empregados, certo? Não para os profissionais das 44 empresas mineiras que se destacaram na 3ª edição do ranking das Melhores Empresas para Trabalhar de Minas Gerais. Como resultado, a pesquisa, divulgada hoje, 13 de junho de 2016, no Jornal Estado de Minas, mostrou que é possível proporcionar um ambiente de trabalho aprovado pelos próprios empregados.

Segundo a pesquisa, realizada pela Great Place To Work® (GPTW), em parceria com o jornal Estado de Minas, com a revista Encontro e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), foram 134 entrevistados e 82% deles disseram estar confiantes, mesmo nesse momento político e econômico, com base no trabalho sério e eficiente por parte das empresas. “Percebemos que, diante desse cenário vivido no Brasil, aquelas que valorizam um bom clima organizacional passam com mais tranquilidade por este momento da economia”, explica a consultora de relacionamento da GPTW, Carla Pacheco.

Já a consultora organizacional e professora do MBA Executivo do Ibmec, Roseluci Mafia, comenta sobre a parte da pesquisa que fala que 95% dos entrevistados disseram que trabalham em um ambiente imparcial, onde não há discriminação de gênero, raça ou orientação sexual. “As pessoas buscam trabalhar onde são respeitadas, percebem como as lideranças tratam os demais, valorizam quando as empresas cumprem o que prometem. São fatores que ficam à frente da remuneração.”

 

O papel da comunicação interna

Mas você deve estar se perguntando, como conseguir mobilizar os empregados, motivá-los nesse momento de recessão e como engajá-los nas atividades da empresa? A comunicação interna é fundamental nesse trabalho. Se você observar os principais nomes do ranking, verá que são empresas que investem em comunicação.

A organização deve ser transparente nas informações internas, falar sobre o que acontece dentro e fora dela; familiarizar o colaborador no dia de sua contratação com a missão, visão e valores, criando um clima de parceria e confiança. Esses são bons exemplos da importância da comunicação para motivar e engajar os empregados.

Além disso, trabalhar assuntos estratégicos, como referentes à saúde e segurança do empregado e sobre meio ambiente, podem ajudar na construção da reputação da empresa, tanto internamente, quanto externamente.

A forma como essa comunicação interna será colocada em prática pode variar. Ela pode ser feita de forma hierárquica, ou seja, dos superiores para os colegas mais próximos, ou então por meio de reuniões, jornais internos, eventos e treinamentos. O importante é investir nessa ferramenta de relacionamento com os seus colaboradores, que só tornará a sua equipe cada vez mais unida e focada em fazer o melhor pela empresa, pois se sentirá parte dela.

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