Publicações corporativas: a importância da fotografia

A fotografia nas publicações corporativas somam ao conteúdo e trazem informação ao leitor

publicações corporativas
Boas fotos mudam o resultado de um projeto gráfico das publicações corporativas

 

Todas as publicações corporativas que integram a comunicação interna de qualquer empresa devem  ser atrativas, modernas e atualizadas para despertar o interesse do público-alvo. E a fotografia, embora nem sempre valorizada por algumas empresas, tem peso muito importante como informação. O registro real dos acontecimentos internos e a produção de fotos dos colaboradores, dos eventos, dos produtos e serviços contribuem para um resultado satisfatório, tanto de estética quanto de conteúdo.

Quem não investe na própria história, contratando um fotógrafo profissional capaz de um olhar atento e diferenciado diante da realidade que se quer retratar, acaba lançando mão dos bancos de imagem gratuitos e, muitas vezes, pagos por meio da internet. Com isso, as fotos corporativas acabam sendo idênticas em empresas distintas, independentemente do setor e do porte. A mesma imagem que ilustra a capa de uma revista importante para determinada corporação é divulgada, por exemplo, em uma apresentação de power point em outra.

Muitas empresas ainda contam com a boa vontade de alguns colaboradores que se aventuram a fazer registros de eventos, treinamentos e reuniões pelo celular. Na tentativa de evitar os bancos de imagem, essas fotos são utilizadas nas publicações, revelando o amadorismo da empresa, com registros desfocados, sem enquadramento e em baixa resolução.

A força da fotografia

Publicações corporativas que valorizam uma boa foto demonstram a importância que a empresa dá a todo o conteúdo da comunicação interna. Por isso, contratar um fotógrafo para produzir um banco de imagens corporativo tem um custo, mas é um investimento que valerá o retorno. A empresa passará a ter imagens inéditas, únicas, específicas e reais dos próprios produtos, serviços, departamentos e, principalmente, da equipe, contribuindo para o senso de pertencimento, tão defendido e valorizado pelas corporações. Tudo isso poderá ser utilizado em todo o trabalho de comunicação interna da empresa, como revista, boletins internos, jornal mural, intranet, site, slides em reuniões e até mesmo nas apresentações da corporação.

Para o fotógrafo Elderth Theza, da THZ Imagens, que atende, entre outras empresas, a Cemig, cliente da Press Comunicação, a fotografia desperta interesse no público alvo. “Quando as pessoas percebem uma imagem bem produzida, notam que a empresa também cuida da sua parte mais sensível, que é a comunicação. “A foto corporativa tem um papel muito importante, pois reforça a imagem da empresa. Por isso, é preciso que o trabalho seja realizado por um fotógrafo profissional. Além das técnicas e dos equipamentos, o talento também contribui bastante para o resultado final”, acredita.

 

Por Luciana Neves

Jornalista da Press