Estudante mineiro é o único representante do Brasil em concurso internacional de ciências

Diogo Afonso Leitão tem 15 anos, é aluno da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte (MG), e, pela segunda vez, é o único brasileiro entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge, uma competição global anual para inspirar o pensamento criativo sobre ciência. Estudantes de países de todo o mundo com idade entre 13 e 18 anos são convidados a criar e enviar vídeos originais que trazem vida a um conceito ou a uma teoria nas ciências da vida, Física ou Matemática.

Os vídeos são julgados a partir da capacidade do aluno de comunicar ideias científicas complexas de forma envolvente, iluminadora e imaginativa. O desafio é organizado pela Fundação do Prêmio Avançado, que conta com a mentoria da Iniciativa Chan Zuckerberg, organização filantrópica dedicada ao avanço do potencial humano e à promoção da igualdade de oportunidades, presidida por Priscilla Chan, esposa de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Foram 147 países participantes, mais de 10.000 vídeos  e o vídeo do Diogo está entre os 30 semifinalistas globais. O vídeo fala sobre relatividade geral (“O que é gravidade?”) e, para passar para a próxima fase da competição, precisa estar entre os vídeos com mais curtidas, compartilhamentos e reações positivas no Facebook oficial do concurso até o dia 02 de novembro. Após essa fase, uma banca examinadora fará o julgamento dos vídeos que seguirão para a final.

Desde os 9 anos, ele faz vídeos para o seu canal Portal da Ciência, no YouTube, que possui 36 600 seguidores. A produção do vídeo foi feita por ele sozinho, aproveitando toda a sua experiência como YouTuber.

O autor do vídeo vencedor receberá uma bolsa de estudos pós-secundários de US$ 250.000,00.

Assista ao vídeo oficial da competição: https://www.facebook.com/BreakthroughPrize/videos/1908572495834764/

 

O Bernoulli apoia essa causa

O Colégio Bernoulli  em Belo Horizonte é o número 1 do ENEM por 3 anos consecutivos entre as escolas com mais de 60 alunos concluintes da 3ª série. Criado há 17 anos, o Bernoulli Grupo Educacional é um dos mais sólidos do país e é formado pelo Colégio e Pré-vestibular Bernoulli com unidades em Belo Horizonte e Salvador e pelo Bernoulli Sistema de Ensino, que oferece soluções didáticas para mais de 330 escolas do país e cerca de 70 mil alunos.

A ciência e a tecnologia são partes essenciais do mundo de hoje. A tecnologia está presente na vida da grande maioria das crianças e dos adolescentes, que a usam para se comunicar e se divertir, como suporte para estudos, entre outras funções. O Bernoulli acredita no poder de transformação da educação por meio da ciência e entende que contribuir com a educação científica é investir em um futuro próximo, do qual nossas crianças serão as protagonistas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *