“(Im) Possibilidades Clínicas: Percepção do tratamento na Dependência Química” é tema de seminário do Hospital Espírita André Luiz

Realizado pelo Centro de Terapias e Assistência Social (CETAS), evento ocorre dia 18 de novembro de 2017, com renomados especialistas em drogadição

Em comemoração aos 10 anos de atuação, o Centro de Terapias e Assistência Social (CETAS) do Hospital Espírita André Luiz (HEAL) convida para o Seminário “(Im) Possibilidades Clínicas: Percepção do tratamento na Dependência Química”, que será realizado dia 18 de novembro, das 8h às 17h, no auditório do hospital (Rua Úrsula Paulino, 7, bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte). O evento é direcionado a estudantes e profissionais da área da saúde, famílias e pessoas que vivem alguma situação de drogadição.

O evento contará com as palestras “O sentido da Vida e o Arquétipo da dependência química”, com Dr. Aloísio Andrade, médico psiquiatra e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas/CONEAD; e “Tratamento da Dependência Química – Possibilidades e Limites na Clínica”, com Dr. Antônio Benetti, médico psiquiatra, membro da Associação Mundial de Psicanálise e da Rede Mundial de Toxicomania e Alcoolismo (TYA).

O seminário também contará com a participação de profissionais atuantes no HEAL e especialistas em dependência química para discutir os seguintes temas: “A Clínica do possível”, “Acolhimento Social na Clínica da Dependência Química”, “Arteterapia na Dependência Química”, “Modalidades de Tratamento Possíveis na Clínica da Dependência Química”, “Grupos Terapêuticos na Dependência Química” e “Alguns Aspectos Transversais na Dependência Química”.

O CETAS oferece tratamento a dependentes químicos, no regime de permanência dia, e conta com uma equipe multidisciplinar com médico psiquiatra, assistente social, psicólogos, pedagogo, educador físico, terapeuta ocupacional, arte terapeuta, artesão e fisioterapeuta.

Para participar do evento, o valor do investimento é de R$60, inteira, e R$30 para estudantes de graduação e pós-graduação, com direito a Certificado. Informações pelo telefone (31) 3115-2658 ou pelo email cetas@heal.org.br . As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/cetas10anos

PROGRAMAÇÃO:

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 9h – Abertura e filme do HEAL com Kelly Bonanno (Psicóloga/Gerente do CETAS – Especialista em Dependência Química/UNESP)

9h às 10h15 – Mesa redonda: A Clínica do possível

Coordenadora da Mesa – Sarah Aleixo (Psicóloga/Superintendente de Atenção a Saúde do HEAL – Pós-graduada em Neuropsicologia)

Tema: Acolhimento Social na Clínica da Dependência Química, com Maria da Conceição Ventura (Assistente Social do CETAS)

Tema: Arteterapia na Dependência Química, com Otília Rosângela Souza (Psicóloga/Arteterapeuta – Mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha)

Tema: Modalidades de Tratamento Possíveis na Clínica da Dependência Química, com Gustavo Laboissière Colares (Psicólogo clínico do CETAS – Especialista em Dependência Química/UNESP)

Tema: Grupos Terapêuticos na Dependência Química, com Alessandro Figueiredo Marques Miranda (Pedagogo/Psicólogo do CETAS – Especialista em Filosofia/UFMG)

10h15 às 10h45 – Coffee break

10h45 às 12h15 – Palestra: O sentido da Vida e o Arquétipo da Dependência Química, com Dr. Aloísio Andrade (Médico Psiquiatra – Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas/CONEAD)

12h15 – Almoço

13h45 às 15h – Mesa Redonda: Alguns Aspectos Transversais na Dependência Química

Coordenadora da Mesa – Sarah Aleixo (Psicóloga/Superintendente de Atenção a Saúde do HEAL – Pós-graduada em Neuropsicologia)

Tema: Papel e influência da família no tratamento, com Jovânia Maria Alves (Psicóloga clínica do CETAS – Especialista em Saúde Mental/ESP-MG)

Tema: Codependência, com Eduardo Laborne (Psicólogo clínico do CETAS – Especialista em Dependência Química/UNESP)

Tema: Riscos relacionados, com Bernardo Dolabella Melo (Psicólogo clínico do CETAS – Mestre em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFMG)

Tema: Adoecimentos psíquicos relacionados, com Dr. Gustavo Luiz de Castro Nunes (Médico, Psiquiatra do CETAS / Psiquiatra pela Prefeitura Municipal de Nova Lima / Diretor Clínico do Espaço Viver Bem)

15h às 15h15 – Intervalo

15h15 às 16h45 – Palestra: Tratamento da Dependência Química – Possibilidades e Limites na Clínica, com Dr. Antônio Benetti (Médico Psiquiatra – Membro da Associação Mundial de Psicanálise)

16h45 às 17h – Encerramento

Sobre o Hospital Espírita André Luiz (HEAL)

  • Localizado no bairro Salgado Filho, em Belo Horizonte
  • Conta com uma área de quase 30.000 m²
  • Está comemorando 50 anos em 2017

Em 50 anos:
+ de 100 mil pacientes atendidos
+ de 500 mil diárias filantrópicas
+ de 300 profissionais
+ de 70 profissionais experientes da área da saúde
+ de 400 voluntários

Serviços/Estrutura:
8 unidades de internação
160 leitos internação
Ambulatório (psicologia e psiquiatria)
Eletroconvulsoterapia (ECT)
Pronto Atendimento (urgência) 24 horas
Centro de Terapias e Assistência Social (CETAS) – Tratamento de longa duração para dependentes químicos
Moradia Assistida.
Refeitórios, auditório, pátios, quadras, horta, estufa, coreto, estacionamento amplo
Área de quase 30.000 m²

Conteúdo Multimídia:

Link Vídeo Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=8xNUxQ9FocA&feature=youtu.be

Site HEAL: http://heal.org.br/

Página no Facebook: https://www.facebook.com/HEALBR/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *