Instituto Café Solidário do Grupo Montesanto Tavares realizará Auto de Natal em Buritizeiro

Banda Sinfônica Jovem de Pirapora e alunos do projeto filantrópico se apresentarão, dia 16 de dezembro, em evento gratuito que conta com roteiro de diretor do Giramundo e instrumentos feitos exclusivamente por integrante do extinto grupo Uakti

O Instituto Café Solidário (ICS), braço social do Grupo Montesanto Tavares, e o Ministério da Cultura apresentam o espetáculo “Um Certo Auto de Natal” dos alunos do Projeto Realizando Sonhos, 16 de dezembro, às 19 horas, no Mineirão na cidade de Buritizeiro, localizada no Norte de Minas Gerais, próxima a Pirapora. O espetáculo é gratuito e é resultado das atividades e oficinas de música, teatro, pintura de bonecos, capoeira, entre outras, realizadas ao longo do ano no projeto que atende crianças e jovens 6 a 17 anos.

De acordo com a superintendente do ICS, Patrícia Fonseca, a apresentação deste ano destaca de forma lúdica e criativa a trajetória de um menino que enfrenta dificuldades sociais e desafios constantes na comunidade onde vive. “A narrativa foi construída pensando na identificação e na representatividade dos alunos e espectadores, que vivenciam situações semelhantes cotidianamente. A história foi construída buscando acolher a comunidade na narrativa. Todos podem se identificar com a apresentação, que é uma história universal e muito emocionante”, revela.

O roteiro do espetáculo foi construído por Ulisses Tavares, diretor do grupo de teatro Giramundo, e busca tratar as adversidades de forma poética e delicada, fazendo com que o protagonista encontre no Projeto Realizando Sonhos uma maneira de vivenciar novas oportunidades através da criatividade e profissionalização. A cenografia foi pensada para representar a comunidade de Buritizeiro com projeções audiovisuais e elementos recreativos, simbolizando uma mini-cidade.

Um palco de 12 metros será utilizado para receber as apresentações musicais e teatrais do espetáculo. Para proporcionar uma continuidade às oficinas anteriores do ICS, o projeto Realizando Sonhos buscou introduzir novos instrumentos que não haviam sido explorados antes. “Levar a música para dentro do projeto é um objetivo constante e buscamos fazer isto de formas diferentes, dessa vez escolhemos incorporar seis marimbas, feitas exclusivamente por Leandro César do extinto grupo Uakti, em nosso espetáculo. Quatro delas foram feitas de forma inédita utilizando a madeira do mogno africano como matéria prima, resultando em uma sonorização surpreendente. Dessa forma, apresentamos a música de uma forma cada vez mais estruturada e profissional dentro do projeto”, ressalta Patrícia Fonseca.

Outra novidade deste espetáculo está na forma de divulgação que foi feita inteiramente pelos jovens do Projeto Realizando Sonhos, com orientação de uma ONG parceira, a Associação Imagem Comunitária (AIC). Foram feitas oficinas de comunicação, gravação de spot para rádio e peças gráficas.

O Grupo Montesanto Tavares é o mantenedor do Instituto Café Solidário, patrocinador da Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, que visa à profissionalização musical por meio do ensino da música com instrumentos de sopro e percussão, canto e coral e oferecendo cidadania aos jovens de baixa renda. A Banda sinfônica também se apresentará no evento.

“Um Certo Auto de Natal” é uma realização do Instituto Café Solidário por meio da Lei Roaunet, do Ministério da Cultura. O evento terá comidas e bebidas típicas do Norte de Minas Gerais, que serão vendidas em barraquinhas dos comerciantes locais.

Sobre o Instituto Café Solidário (ICS)

Os diretores do Grupo Montesanto Tavares sempre contribuíram em ações isoladas de assistência social. No ano de 2011, decidiram que tão importante quanto a comercialização de seus grãos de café, seria contribuir para a melhoria da condição social e cultural das comunidades onde este café é produzido. Surge então, o Instituto Café Solidário (ICS). Acreditamos firmemente que todos os nossos amigos e conhecidos podem se sentir comprometidos com as ações que realizamos e que levam o bem-estar a tantos que necessitam. Queremos com o apoio de todos, transformar vidas, e fazer um pouco de justiça social.

Serviço:

“Um certo Auto de Natal”, do Projeto Realizando Sonhos do Instituto Café Solidário (ICS)

Dia: 16/12/2017

Local: Mineirão, em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais

Entrada Gratuita

Telefone de contato ICS: (31) 3308-6200

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *