Seja Digital firma parceria com 35 municípios mineiros para informar a população sobre a chegada da TV digital no município

Deisy Feitosa, gerente regional da Seja Digital

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de televisão no Brasil, assinou, nesta 5ª feira (29/6), Termo de Cooperação com 35 prefeituras mineiras com o compromisso de promover a migração da população para o sinal digital nos municípios. “A parceria tem como objetivo criar uma rede de apoio nessas cidades onde o desligamento vai ocorrer, ampliando a nossa presença na rotina das cidades, por meio de ações de divulgação e mobilização social”, afirma Deisy Feitosa, gerente regional da entidade.

No dia 8 de novembro deste ano, o sinal analógico será desligado na capital mineira e em outros 38 municípios do Estado. A partir desta data, a programação de TV aberta nessas cidades será transmitida apenas por meio do sinal digital gratuito. A orientação e o estímulo para que a população se adapte às mudanças é uma das obrigações da Seja Digital.

“A nossa meta é não deixar ninguém para trás e a parceria com os municípios é fundamental para atingir esse objetivo”, complementa Deisy. Dentre as ações planejadas, destaca-se a criação de pontos de apoio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios para que a população tire dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico. As prefeituras também envolverão as pastas de educação e saúde nas parcerias, apoiando ações com agentes de saúde e como oficinas culturais realizadas nas escolas.

As 35 cidades que assinaram acordo com a Seja Digital são: Araçai, Baldim, Belo Horizonte, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Mario Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São Jose da Lapa, São Jose da Varginha, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Além dos pontos de apoio, que serão disponibilizados a partir da parceria com as prefeituras, a Seja Digital atende a população por meio do site www.sejadigital.com.br ou pela central telefônica gratuita 147.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não-governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *