Comunicação interna: 5 razões para você investir

Durante muito tempo, a comunicação interna foi o “patinho feio” do composto da comunicação empresarial, todo a atenção era voltada à comunicação externa por um entendimento equivocado que o principal publico era o consumidor. Porém,  isto mudou na contemporaneidade, em função, principalmente das mudanças sociais,  capitaneadas pela globalização e as novas tecnologias. Isto porque, os colaboradores das empresas, enquanto cidadãos ganharam voz, são cada vez mais informados, mais múltiplos nos seus papéis sociais. São ao mesmo tempo colaboradores da empresa, consumidores do seu produto,  muitas vezes moradores da comunidade vizinha e até acionistas minoritários. Diante deste cenário, a comunicação interna ganha força e se mostra essencial à comunicação da empresa como um todo.

Afinal, a Comunicação Interna é a ferramenta estratégica que promove a interação entre a empresa e os seus públicos internos, entre os diversos departamentos e entre os colaboradores. Tem por objetivo compatibilizar os diversos interesses de cada parte envolvida, por meio da troca de informações, do diálogo e do engajamento de todos.

Comunicação interna: porque investir?

5 razões para fazer comunicação interna

  1. Os colaboradores são os principais formadores e multiplicadores da imagem e reputação da empresa. Sua “fala” tem a legitimidade de quem conhece e vive naquela empresa.
  2. Os colaboradores são os principais parceiros do negócio da empresa. Afinal, são os maiores interessados no seu desenvolvimento e perenidade.
  3. O sucesso da empresa depende dos colaboradores e de sua satisfação no trabalho. Colaboradores satisfeitos produzem mais, faltam menos.
  4. O colaborador bem informado, que encontra espaço para a sua participação, se sente valorizado e respeitado, permanece mais tempo naquela empresa.
  5. Os boatos nascem onde não flui as informações oficiais e pode gerar diversos prejuízos para empresa.

Porém, para que possa ajudar a empresa,  a comunicação interna precisa primeiramente, ter o aval da diretoria e estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. Deve ser integrada ao conjunto de ações, políticas e diretrizes da comunicação empresarial. Caso contrário, corre o risco de ser ineficiente ou apenas paliativa. Por ser caráter multidisciplinar deve ter um trabalho de equipe entre os gestores de comunicação e gestores de Recursos Humanos.

Feito isso, é hora de estruturar a Comunicação Interna para que, além de promover canais de comunicação eficientes, crie espaços de diálogo entre as lideranças da empresa e os colaboradores. Quando as pessoas dentro da empresa recebem informações sobre o que acontece, elas confiam mais nela, se sentem mais seguras e valorizadas. Consequentemente, elas tendem a ser mais motivadas e engajadas.

Um sistema de Comunicação Interna abrange segmentação de público, mensagens direcionadas, canais formais de comunicação, eventos e iniciativas de humanização, e, inclusive, a comunicação direta que é aquela que acontece entre líderes e equipes.

Todo o trabalho de Comunicação Interna resulta em melhorias para o clima organizacional, a produtividade e a satisfação no trabalho. Portanto, se você quer melhorar os resultados da Gestão de Pessoas na sua empresa, invista em mecanismos de comunicação interna, bem estruturados e alinhados aos objetivos da empresa.

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