Cultura e arte invadem Buritizeiro com o evento Chegança

Apresentação de crianças e jovens do Projeto Realizando Sonhos e da Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, ambos mantidos pelo Instituto Café Solidário (ICS), acontecerá dia 29 de julho em Buritizeiro-MG 

O Instituto Café Solidário (ICS), organização filantrópica do Grupo Montesanto Tavares, e o Ministério da Cultura convidam para o evento Chegança, que será realizado em Buritizeiro, cidade próxima a Pirapora, no norte de Minas Gerais, dia 29 de julho, a partir das 19 horas. O espetáculo é resultado do trabalho realizado entre as 144 crianças de seis a 17 anos do Projeto Realizando Sonhos, do ICS. O evento contará com apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, do grupo Giramundo e da banda Senta a Pua!

Popular no nordeste do país, a chegança é uma das mais antigas tradições folclóricas do Brasil, realizada ao ar livre com muita dança e música. No Instituto Café Solidário, a inspiração para a Chegança vem do rio São Francisco. Por meio do projeto Realizando Sonhos, todo o espetáculo está sendo realizado pelas crianças e jovens ribeirinhos de Buritizeiro. Um grande cortejo teatral itinerante sairá da Ponte Marechal Hermes, que liga Pirapora a Buritizeiro, e passará pela Rua Barnabé Martins até chegar à Praça dos Pescadores. Na praça, a Banda Sinfônica Jovem de Pirapora receberá o público em uma grande festa. Ao longo do cortejo, diversas alas compõem o trajeto. Cada uma delas carregará referências e significados como o folguedo, a commedia dell’arte, o circo, entre outros. Será onde as cores, a música, a dança, o teatro e toda forma de arte se misturam, formando um grande espetáculo.

Segundo Ricardo Tavares, presidente do Grupo Montesanto Tavares, o Instituto Café Solidário tem o objetivo de transformar vidas. “Sabemos como é importante apresentar um novo mundo a todas as crianças e jovens atendidos em Buritizeiro, uma das cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil. É transformando a vida deles, que eles transformarão a cidade onde vivem. Agradeço a todos os funcionários, dirigentes e pessoas que, de alguma forma, contribuem para a manutenção do Instituto”, afirma Ricardo.

Desde o início do ano, as crianças participaram de oficinas de música, teatro, circo, construção de bonecos, pintura, capoeira, entre outras, para a realização desse evento. As oficinas foram realizadas com artistas renomados como Paulinho Polika, Thais Duarte Moreira, Di Souza e Ulisses da Cunha Tavares. “Esse evento é a concretização de um sonho. É o resultado de muitos meses de dedicação e intercâmbio cultural dos artistas com nossos alunos. Trabalhamos sempre com o primordial objetivo de melhorar a condição de vida dessas crianças, ampliando o aprendizado, proporcionando uma mudança em suas realidades do cotidiano e mostrando que o mundo está repleto de possibilidades e oportunidades”, afirma Patrícia Fonseca, superintendente do Instituto Café Solidário.

Além de mantenedor do Instituto Café Solidário, o Grupo Montesanto Tavares é patrocinador da Banda Sinfônica Jovem de Pirapora, que beneficia diretamente 130 jovens, visando a profissionalização musical por meio do ensino da música com instrumentos de sopro e percussão, canto e coral e oferecendo cidadania aos jovens de baixa renda.

O evento Chegança é uma realização do Instituto Café Solidário (ICS) e do Ministério da Cultura, com patrocínio do Grupo Montesanto Tavares, apoio da Prefeitura de Buritizeiro, Gestão e Produção Altiplano.

 

Programação:

19h – Chegança

20h – Banda Sinfônica Jovem de Pirapora

21h – Grupo Giramundo

22h30 – Banda Senta a Pua!

 

Sobre os diretores de produção:

Paulinho Polika: além de ator, diretor e Titereiro (bonequeiro), Paulinho é um grande artista plástico, cenógrafo e roteirista.

Thais Duarte Moreira: possui diversos cursos como Produção Cultural, de Teatro, de Técnicas de Iluminação Cênica, Técnica Vocal, Percussão, entre outros.

Sobre os professores:

Di Souza: Vindo do interior de Minas Gerais e com passagem pela periferia de Belo Horizonte, Di Souza pode ser considerado um “Artivista Cultural”. Além de compositor, é arranjador, multi-instrumentista, diretor musical, produtor, maestro carnavalesco e educador social.

Ulisses da Cunha Tavares: diretor do Giramundo, um dos grupos teatrais de bonecos mais significativos do mundo.

 

Sobre o Instituto Café Solidário (ICS)

Os diretores do Grupo Montesanto Tavares sempre contribuíram em ações isoladas de assistência social. No ano de 2011, decidiram que tão importante quanto a comercialização de seus grãos de café, seria contribuir para a melhoria da condição social e cultural das comunidades onde este café é produzido. Surge então, o Instituto Café Solidário (ICS). Acreditamos firmemente que todos os nossos amigos e conhecidos podem se sentir comprometidos com as ações que realizamos e que levam o bem-estar a tantos que necessitam. Queremos com o apoio de todos, transformar vidas, e fazer um pouco de justiça social.

Serviço:

Instituto Café Solidário convida para o evento Chegança, Cortejo Teatral, em Buritizeiro (MG)

Dia: 29 de julho de 2017

Local: Saída da Ponte Marechal Hermes, Buritizeiro (MG)

Entrada Gratuita

Telefone de contato ICS: (31) 3308-6200

Informações sobre o espetáculo: Duilio Pimentel – coordenador Projeto Realizando Sonhos / (38) 99948-1728

Informações multimídia:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *