Belo Horizonte recebe com alegria o novo Teatro Francisco Nunes

A abertura para o público será no dia 6 de maio com o espetáculo do Festival Internacional de Teatro (FIT). A Unimed-BH, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, investiu nas obras de revitalização por meio do Programa Adote um Bem Cultural, da Fundação Municipal de Cultura

 

Belo Horizonte recebe um dos seus mais importantes espaços culturais revitalizados. O Teatro Francisco Nunes, que passou por obras de restauro e modernização, reabre suas portas, com toda a valorização histórica e arquitetônica merecida. A Unimed-BH, parceira da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Fundação Municipal de Cultura, investiu R$ 11 milhões no planejamento e execução das obras. A abertura para o público será realizada no dia 6 de maio, em espetáculo do Festival Internacional de Teatro (FIT).

A reforma teve início em 20 de maio de 2013 e contou com o projeto arquitetônico da Lazuli Arquitetura. Em pouco menos de um ano, o espaço foi restaurado e modernizado, recebendo novas cadeiras e sistema de ar-condicionado, visando a um maior conforto do público e dos artistas. Foram reformados os sistemas de som e iluminação, a sala de aquecimento para artistas e camarins, bilheteria, banheiros, lanchonete e cozinha. O foyer ganhou pé-direito duplo, com uma única entrada central e espaço para exposições. O espaço recebeu, também, novos palco e sistema cenotécnico. O jardim lateral também foi revitalizado, além de serem abertas salas para administração. Foi ainda realizado o restauro dos mosaicos da lateral do teatro e dos barrados em pedra bruta.

Para o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas, um dos principais objetivos da obra foi resgatar o patrimônio histórico que o Francisco Nunes representa para a cidade. “Projetos como esse nos possibilitam reforçar o compromisso social que temos com a população. Adotamos o teatro por acreditar que estes espaços fazem parte da história e da identidade de Belo Horizonte. Ao longo das obras de restauro, não medimos esforços para entregar um novo teatro com todo conforto e comodidade, inclusive investindo mais que o valor inicial projetado”, informa o diretor-presidente.

“É certeza de dever cumprido entregar o Teatro Francisco Nunes totalmente revitalizado e modernizado à população de Belo Horizonte, tamanha a sua importância para o cenário das artes do palco na cidade e, de forma bem especial, para a classe artística. A vocação como teatro municipal de Belo Horizonte, aberto preferencialmente às produções locais, será a tônica da gestão do Chico, que contará com editais de ocupação e de fomento às artes cênicas, à dança e à música, a começar pelo Festival Internacional de Teatro”, enfatiza o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira.

A preservação de espaços e bens culturais de referência para os belo-horizontinos é uma das linhas de atuação do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Por meio do Instituto Unimed-BH, a Cooperativa investe na recuperação de locais que contribuam para a vida saudável e o acesso à cultura. Em 2010, a Praça Floriano Peixoto foi devolvida à cidade restaurada e revitalizada. No ano seguinte, a Cooperativa construiu e equipou a Praça da Saúde, no bairro Grajaú, região Oeste. Nos locais, é realizado o Circuito Unimed-BH, criado para estimular a saúde e o bem-estar ao ar livre, por meio de atividades físicas, de lazer e de cultura. Em 2013, a iniciativa reuniu mais de 18,5 mil pessoas.

Teatro Francisco Nunes

Sediado no Parque Municipal, o Teatro Francisco Nunes, inicialmente chamado “Teatro de Emergência”, foi inaugurado em 1950 pelo Prefeito Otacílio Negrão de Lima. Nessa época, a cidade encontrava-se carente de teatros: o antigo Teatro Municipal havia se transformado no Cine Metrópole, demolido em 1983, e o Palácio das Artes ainda estava em construção.

O nome do teatro é uma homenagem ao grande clarinetista e maestro mineiro Francisco Nunes (1875-1934), que criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música. A inauguração possibilitou à cidade ingressar no calendário cultural dos grandes artistas e companhias teatrais do Brasil e do exterior, recebendo orquestras, temporadas líricas, shows antológicos da MPB, festivais universitários, espetáculos teatrais e de dança.

O palco do Teatro Francisco Nunes também abrigou o nascimento do moderno teatro mineiro, em suas mais variadas tendências, como os trabalhos de João Ceschiatti, João Etienne Filho, Jota Dangelo e Haydée Bittencourt. Em 1980, o teatro passou por uma grande reforma, mantendo apenas a fachada original. Funcionou, desde então, como palco de variados espetáculos e eventos.

Foto Drika Vianna

Informações para a imprensa

Press Comunicação Empresarial | 31 3245-3778

Ana Paula Brum | (31) 8623.0173 | ana.brum@presscomunicacao.com.br

Angelina Fontes | (31) 8785.9703 | angelina@presscomunicacao.com.br