Blog Corporativo: relacionamento e marketing para a empresa

Blog corporativo é um canal de marketing que a empresa usa para reforçar a sua imagem e reputação, além de se relacionar com todos os stakeholders

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Não importa se a empresa é pequena, média ou grande, é indiscutível o impacto que o mundo on-line exerce sobre os canais de comunicação corporativa. A internet mudou a maneira como as pessoas se comunicam, como fazerem negócios e como operam os processos internos das empresas. Ela é usada pela comunicação organizacional como uma importante e acessível forma de comunicar aos públicos a imagem institucional.

Diante disso, os blogs corporativos tornam-se auxiliares no diálogo com os públicos, inclusive com os colaboradores. Eles fazem parte da lista de ferramentas que uma assessoria de comunicação, atenta aos avanços tecnológicos, pode utilizar para fazer a conexão empresa-público.

Blogs Internos

Para os blogs voltados ao público interno, podemos afirmar que a função deles é parecida com a de uma intranet. Ele é um canal usado pela comunicação interna para levar de assuntos de interesse da empresa e de seus colaboradores. Porém, o diferencial está na facilidade e no dinamismo, pois torna mais simples a integração entre os colaboradores, a divulgação de notícias e até mesmo a gestão de mudanças.

Blogs corporativos na prática

O uso de blogs não é uma novidade no mundo corporativo. Em 2004, o CEO da Intel, Paul Otellini, foi o primeiro a apostar na ideia de escrever para esse tipo de canal. A escolha da empresa foi de investir em um blog interno.

No Brasil, a primeira corporação a fazer uso dessa ferramenta foi o HSBC. Em 2006, seu presidente-executivo da época, Emilson Alonso, incorporou a prática. Na primeira hora de vida, o blog recebeu um comentário novo por minuto.

Algumas funções

– Divulgação de notícias: facilitar o acesso e a agilidade na divulgação de informações.

– Gerenciamento do conhecimento: possibilitar a troca de conhecimento específico, permitindo acesso a todos da organização.

– Gestão de projetos: favorecer a troca de informações sobre um projeto e disponibilizar o conhecimento para o restante da empresa. É muito útil quando o projeto tem impacto em toda a organização.

– Colaboração interna: permitir que os colaboradores interajam a respeito de algum assunto importante para a comunidade empresarial.

– Integração da equipe: estimular a troca de informações e conhecimento diretamente ligado ao negócio da empresa ou não, além de favorecer a aproximação entre as pessoas.

– Reforçar as iniciativas de recursos humanos: divulgar e canalizar retornos sobre as iniciativas internas.

– Ouvidor interno: os colaboradores podem levantar questões a serem tratadas e abordadas internamente.

O objetivo do blog varia de acordo com a empresa e com o que ela deseja alcançar.

Ter ou não ter? Eis a questão?

Nem toda empresa deve ter um blog. O criador do Technorati, primeiro site de busca especializado em blogs, David Sifry, em entrevista à revista Época, diz: “Tudo depende da cultura da companhia. Antes de pensar em ter um blog, ela precisa saber se os próprios funcionários são motivados pelo medo ou pela fé. E se os dirigentes confiam nos funcionários ou têm medo deles. Se a cultura da empresa é de controle, provavelmente é uma má ideia ter um blog”.

Por ser uma ferramenta fácil de implementar, algumas empresas podem ser levadas a introduzir o blog sem o menor planejamento e não ter o resultado desejado.

Avalie se a sua empresa tem uma cultura que permite a alimentação de um blog corporativo, além de uma equipe responsável pela gestão do canal.

Preparado para criar o blog interno para a sua empresa?

Não se esqueça de fazer um lançamento memorável e de mensurar o desempenho desse canal com periodicidade, por meio da análise de acessos, pesquisa de opinião e interações.

Veja o infográfico que preparamos para você com informações complementares de fluxo para criação de blog interno e benefícios da ferramenta!

Referência:
Cipriano Fabio, Blog Corporativo, 2008 – Ed. 2

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