8 razões para sua empresa ter um jornal interno

Os profissionais de Recursos Humanos reconhecem que a qualidade do clima organizacional está diretamente relacionada ao bem-estar e à produtividade de seus colaboradores. Por isso, cada vez mais, a comunicação interna é considerada uma importante aliada para mantê-los motivados e engajados na busca por resultados ainda melhores para a empresa. Dessa forma, investir na produção de um jornal interno é uma excelente estratégia para estreitar e otimizar o relacionamento entre a empresa e os colaboradores que nela trabalham.  Além desta veja mais oito razões para se ter um jornal.

jornal

  1. Ter um veículo exclusivo de comunicação com os colaboradores:

    Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou de sua área de atuação, possui projetos interessantes em diversas áreas que, na maioria vezes, são válidos para serem divulgados até para os públicos externos da organização. No entanto, muitas empresas se esquecem de difundir essas informações internamente, o que é um erro. Afinal, quem trabalha na organização além de ser principal interessado em ficar por dentro de tudo.

  2. Poder fortalecer a marca:

    Considerada a importância que o colaborador tem para o crescimento da organização, é fundamental que ele seja comunicado e receba, periodicamente, as principais notícias que movimentam as diferentes áreas da empresa, mantendo-se bem informado a respeito do lugar que ele trabalha. Ele é o principal defensor e divulgador da marca, pois ele tem grande interesse no sucesso da empresa, além de, ser considerado referência de informações em seus meios de relacionamentos.

  3. Evitar boatos:

    Em empresas em que não existe um cuidado com a comunicação interna, é comum o surgimento de boatos. Popularmente conhecida como “rádio peão”, a boataria é muito prejudicial para o clima da organização, uma vez que a ausência de canais “oficiais” de comunicação dá lugar a notícias inverídicas que poderão impactar tanto no clima organizacional quanto na imagem e na reputação da organização. Por isso, a produção de um jornal interno é uma forma de democratizar as informações e evitar boatos.

  4. Alinhar com os colaboradores os valores e a missão da empresa: 

    Para que os propósitos e os objetivos estratégicos de uma organização sejam alcançados, os colaboradores precisam estar informados e alinhados no que diz respeito às posturas e aos comportamentos que se esperam deles. Dessa forma, o jornal interno pode ajudar a disseminá-los e entendê-los, o que é muito positivo para a organização.

  5. Valorizar os funcionários:

    Toda pessoa gosta de se sentir valorizada, não é mesmo? Numa empresa não é diferente. É bom se sentir reconhecido pelo seu trabalho! E uma das formas de fazer isso é por meio de um jornal interno. Nele, além de inserir matérias sobre a organização, também cabem notícias sobre algum feito de um colaborador, seja dentro ou fora da empresa, como, por exemplo, a realização de um trabalho voluntário, etc. É também uma forma de aproximar as pessoas dentro da empresa. E isso também contribui para um bom clima organizacional.

  6. Mobilização e engajamento: 

    O jornal contribui para mobilizar os colaboradores no que diz respeito a temas que são relevantes para todos. Por meio dele, por exemplo, é possível divulgar campanhas que tratam de assuntos de interesse geral, como, por exemplo, melhoria nos índices de segurança, benefícios oferecidos pela empresa, medidas de economia, etc. E com isso buscar a aderência o engajamento dos colaboradores aos objetivos da campanha.

  7. Exercer o papel social: 

    Para tornar o jornal atrativo, é interessante explorar temas de interesse público para provocar a leitura não só dos colaboradores, mas dos seus familiares, comunidade e outros stakeholders da organização. Por isso, é recomendável produzir matérias que levam informações úteis para os leitores sobre diversos temas, como dicas de economia doméstica e de alimentação saudável, prevenção de doenças, dicas de lazer. Esses assuntos também podem ser escolhidos de acordo com a relevância e época do ano. Por exemplo, dicas de prevenção de doenças respiratórias no inverno, campanhas de vacinação, combate à dengue, etc.

  8. Aproximar a empresa da família do colaborador: 

    Uma das funções de um jornal interno é também levar para dentro da casa dos colaboradores o que se passa na empresa. Ao fazer isso, além de valorizar as ações e iniciativas da empresa, os familiares também se tornam “multiplicadores” das informações dela, o que é muito positivo para a imagem e a reputação da organização. Além do mais, qual filho/esposa/marido não sentiria orgulho de ver o seu familiar estampando as páginas do jornal interno?

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