Press Comunicação
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Portfólio
  • Fale conosco
  • Pesquisa
  • Menu Menu
Blog
Você está aqui: Home1 / Blog2 / blog3 / Mais informação significa mais comunicação empresarial?

Mais informação significa mais comunicação empresarial?

28 de julho de 2014/em blog, Produção Editorial/por Letícia Espíndola

O contexto social impacta a comunicação empresarial, provocando mudanças positivas 

Comunicação Empresarial

Na comunicação empresarial da Teksid, as publicações privilegiam a participação de empregados

Antes de tentarmos responder a essa questão, faz-se necessário caracterizar o contexto atual e seus impactos sobre a comunicação empresarial.

A questão da tecnologia da informação é tão definidora nas mudanças ocasionadas na sociedade contemporânea que esta passou a ser caracterizada por seus métodos de acessar, processar e distribuir informações. Esse acesso às informações, pela combinação de diversos dispositivos como satélites, televisão, telefones celulares, computadores e internet, produziu o aumento da conexão entre sujeitos individuais ou coletivos como as empresas, quebrando barreiras como a distância e a língua, e diminuindo fronteiras geográficas, sociais e humanas. Em outros termos, a tecnologia da informação permitiu conectar o mundo em um sistema unificado de conhecimento, propiciando o compartilhamento de informações.

A escrita, o som, a imagem e os dados estão hoje onipresentes e dão a volta ao mundo em menos de um segundo. Todo mundo, ou quase, vê tudo, sabe de tudo sobre o mundo. Isto constitui uma ruptura considerável na história da humanidade, cujas consequências ainda não conseguimos avaliar (WOLTON, 2006, p. 9).

Porém, Wolton (2006) também nos lembra de que, apesar de tantas maneiras de se informar, de se conhecer e se conectar ao outro, isso não representa necessariamente a garantia de compreensão mútua e de entendimento.

Entendemos por comunicação um processo que envolve interação, a troca, o diálogo que transforma que considera o outro como sujeito de ação. No contexto organizacional marcado pela complexidade das relações entre as empresas e seus diversos públicos percebe-se esta dissonância.

Apesar de muitas empresas possuírem dispositivos mediáticos capazes de propiciar contatos cada vez mais diretos e próximos, como sites, e-mails e centrais telefônicas de atendimento, isso não significa necessariamente que esteja acontecendo uma comunicação empresarial.

Como resolver ou minimizar estas ambiguidades, as dissonâncias – mais informação, menos comunicação?

O desenvolvimento da comunicação empresarial, enquanto ciência social que se propõe a estudar a comunicação social no contexto organizacional esta trazendo algo novo, não só no “fazer”, mas principalmente no “pensar” a comunicação empresarial; trouxeram a perspectiva dialógica.

Assim, na prática já se pode observar, por exemplo, que os jornais e revistas corporativos deixaram de ser “informativos” das noticias da diretoria, para sediar um espaço que conta com a participação dos empregados, e leitores da produção editorial. Os comitês editoriais que definem a pauta jornalística da publicação contam com a participação de representantes dos empregados. Assim podem-se observar matérias contando as histórias de vida, feitos e ideias dos empregados, matérias de sucessos e resultados da empresa, que valorizam a participação deles, entre outras mudanças editorias. Outros exemplos são a presença das empresas nas redes sociais, com destaque no facebook e intranet, entre outras ferramentas com aspectos bem mais interativos.

Dentro deste cenário, podemos refletir que não é a quantidade de instrumentos de comunicação empresarial, mas sim o tratamento que é dado a cada um deles, tratando-os como espaço mais democrático e interativo é que vai emergir a verdadeira comunicação entre as partes interessadas.

Desta forma, evoluímos de um paradigma informacional, assentado na unidirecionalidade, para o paradigma relacional direcionado ao dialogo na comunicação empresarial.

Cláudia Tanure

Mestre em Comunicação

 

Bibliografia WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006

Tags: comunicação, comunicação empresarial, diálogo, empresarial, facebook, intranet, produção editorial, publicação, sites, Wolton
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on X
  • Share on Pinterest
  • Share on LinkedIn
  • Share on Tumblr
  • Share on Vk
  • Share on Reddit
  • Share by Mail
https://www.presscomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2011/12/Treinamentos_media-training.jpg 3523 5228 Letícia Espíndola https://www.presscomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2018/04/logo-press-comunicacao.jpg Letícia Espíndola2014-07-28 18:44:582018-06-20 12:02:06Mais informação significa mais comunicação empresarial?
Talvez você goste dos artigos
Cortar a comunicação na crise econômica é a solução?
A Comunicação da Responsabilidade Social
A comunicação e o Brasil respiram Copa do Mundo
Emoji: a linguagem do momento, até nas propagandas
Copa 2014: reflexões gerenciais
5 motivos pelos quais o seu jornal interno não está sendo lido
Comunicação digital ajuda médicos a atrair pacientes. Veja como
Empresas recorrem ao digital para não perder engajamento

Categorias

  • Arquivo de Release (20)
  • Artigos (20)
  • Assessoria de Imprensa (73)
  • blog (261)
  • Comunicação Digital (4)
  • Comunicação em Sustentabilidade (29)
  • Comunicação Interna (33)
  • Consultoria a Distância (2)
  • Design Gráfico (7)
  • Gestão de Crise (5)
  • Images (1)
  • Marketing Digital (75)
  • Media Training (3)
  • Produção Editorial (19)
  • Publicidade (1)
  • Relações com a Comunidade (2)
  • Release 2020 (13)
  • Sem categoria (5)
  • Trabalhos (10)
  • Uncategorized (2)

Converse com a Press Comunicação

    Nosso formulário encontra-se em manutenção.
    Por favor, entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 99956-6452.



    Contato

    Rua Tomé de Souza, 67 – 1º andar
    Funcionários – BH/MG
    CEP 30140-130

    press@presscomunicacao.com.br
    Telefone: +55 31 3245.3778
    WhatsApp: +55 31 99956.6452

    • Início
    • Quem somos
    • O que fazemos
    • Portfólio
    • Clientes
    • Fale conosco
    • Trabalhe Conosco
    • Política de privacidade

    Fale conosco

    Press Comunicação Empresarial - powered by Enfold WordPress Theme
    • WhatsApp
    • Instagram
    • LinkedIn
    • Facebook
    • Política de privacidade
    • Fale conosco
    Copa 2014: reflexões gerenciaisComunicação para companhias de capital aberto
    Scroll to top

    Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.

    Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

    Olá! Vamos conversar?
    Desenvolvido por  GDPR Cookie Compliance
    Visão geral de privacidade

    Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

    Cookies estritamente necessários

    O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.

    Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.