Comunicação nas comunidades: aliada dos processos de licenciamento ambiental

As etapas que acompanham o licenciamento ambiental demandam comunicação nas comunidades por parte das organizações

Mobilizar a população é um dos objetivos da comunicação nas comunidades
Mobilizar a população é um dos objetivos da comunicação nas comunidades

“Quem não se comunica, se trumbica”. Hoje, mais do que nunca, o famoso ditado popular nunca fez tanto sentido. Num mundo onde cada vez mais pessoas têm acesso a uma diversidade de informações, difundidas com extrema rapidez, principalmente, devido ao uso das mídias sociais, as empresas precisam investir fortemente em comunicação nas comunidades.  Afinal, é por meio dela que elas têm condições de se destacar diante dos concorrentes, mas, também de estabelecer um bom relacionamento com os seus stakeholders, postura fundamental para assegurar a sua sobrevivência.

Divididos entre públicos interno e externo, os stakeholders são considerados estratégicos para as organizações e contemplam, por exemplo, os colaboradores, os acionistas, o governo, os órgãos regulamentadores e fiscalizadores, bem como a comunidade. Nesse contexto, esse últimonunca teve tanta força no ambiente organizacional, principalmente nos processos que envolvem a instalação de empresas cujas atividades impactam, diretamente ou indiretamente, no cotidiano dessas comunidades.

Dessa forma, dado o poder de influência que elas têm nesses ambientes, seja para apoiar ou seja para contestar a implantação desses projetos, os empreendedores (leia-se organizações) precisam investir em canais de comunicação nas comunidades adequados para transmitir, com clareza e objetividade, as informações necessárias para esse relevante público. Num processo de licenciamento ambiental, que compreende as etapas de construção até a operação de um empreendimento, esse relacionamento é muito valioso.

Confira, a seguir, alguns exemplos de situações vivenciadas pelas organizações que mostram como a comunicação nas comunidades é de fundamental importância.

Licença Prévia: Considerada a primeira etapa do processo, é nessa fase que os órgãos ambientais estão analisando a viabilidade do empreendimento para a futura concessão da Licença Prévia (LP), que é o documento que a atesta. É também nesse período que são realizadas as audiências públicas, eventos exigidos pelo órgão ambiental, no(s) município(s) onde o empreendimento será construído para a apresentação das características do projeto à comunidade.

Por ser uma apresentação formal do empreendedor sobre o projeto, a audiência pública também visa o esclarecimento das dúvidas e dos questionamentos do poder público e da população. Por isso, para que ela seja considerada válida, o empreendedor deve comprovar ao órgão ambiental que os requisitos exigidos para a realização do evento foram atendidos. Nesse sentido, o uso de uma linguagem assertiva e de canais de comunicação nas comunidades apropriados, de acordo com a realidade de cada uma delas, possibilita que a divulgação do evento seja mobilizadora, atendendo, portanto, o principal objetivo do evento, que é de convocar a participação democrática de todos.

Além da audiência pública, essa etapa também determina a produção de dois documentos muito específicos que abordam também as características e as finalidades do empreendimento: o Estudo de impacto Ambiental (EIA) e a sua forma mais resumida, voltada para o público leigo, que é Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Por isso, investir em linguagens acessíveis e num design criativo favorece para que as informações sejam bem transmitidas de maneira didática, clara e de fácil entendimento.

Licença de Instalação/Licença de Operação: Nessas etapas, o empreendimento já possui a Licença de Instalação (LI), que autorizou a sua construção e a Licença de Operação (LO), que permitiu o início de sua operação. Dentre as iniciativas que acompanham essas fases estão Programa de Comunicação Social, responsável por divulgar junto à comunidade como está o andamento da implantação bem como a operação do empreendimento. Mais uma vez, assegurar a divulgação desses dados à população é fundamental para que ela tenha acesso às informações e que possa continuar se sentindo parte da sua organização. Essa divulgação pode acontecer por meio de publicações voltadas à comunidade, do trabalho de assessoria de imprensa, entre outras ações de relacionamento com a comunidade, como apoio a eventos que são promovidos na comunidade, entre outros.

A Press Comunicação é uma agência de comunicação integrada que pode oferecer todo esse suporte para o trabalho de comunicação nas comunidades. Quer saber como? Entre em contato pelo (31)3245-3778.

Por Ana Carolina Rocha

Jornalista da Press Comunicação