Mídias sociais exigem perfil específico de profissional

Estudo traça características dos profissionais de mídias sociais e indica ferramentas e sites mais utilizados

As mídias sociais estão cada vez mais tomando conta do mercado de comunicação. Consequentemente, o interesse por profissionais especializados nesse segmento também tem crescido e por aprofundar melhor nessa área, para entender as ferramentas utilizadas, a capacitação necessária para atuar no setor e conhecer melhor o perfil desse profissional.

Em setembro, divulgamos uma pesquisa realizada pela trampos.co e Alma Beta que falava sobre o raio x dos profissionais de mídias sociais no Brasil, que trouxe dados como gênero, grau de escolaridade, tempo de experiência, entre outros. Nesta semana, a Júnior Siri divulgou uma pesquisa, do mesmo formato da anterior, que nos permite saber, ainda, as principais ferramentas usadas pelos especialistas de mídias sociais, quais são os profissionais sinalizados como referências do mercado e as publicações mais indicadas. Para conhecer mais sobre a pesquisa, leia a matéria abaixo da Jacqueline Lafloufa, do site Brainstorm 9.

Matéria Mídias Sociais – Jacqueline Lafloufa

Mulheres são maioria entre profissionais de métricas e monitoramento, mas maiores salários ainda são masculinos

A 4ª edição da pesquisa, realizada por profissionais da área, mapeia o setor no Brasil

Em moldes parecidos com o da pesquisa da Trampos + Alma Beta, que fez um raio X do campo de mídias sociais no Brasil, Júnior Siri, da SapientNitro, herdou de Tarcízio Silva, da SocialFigures, a ‘missão’ de continuar um mapeamento detalhado do setor de métricas, monitoramento e social analytics brasileiro.

Com apoio da Media Education, essa é considerada a maior pesquisa de métricas realizada no Brasil, contando com 222 respondentes em todo o país.

Dentre as informações coletadas pelo estudo, a faixa salarial denotou um dado curioso: as mulheres representam 51% da força de trabalho no setor, mas a presença feminina cai de acordo com que a faixa salarial sobe – cargos que recebem mais do que 5 mil reais são predominantemente masculinos.

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A pesquisa também elenca as principais ferramentas usadas pelos profissionais da área. No ramo de web e social analytics, nenhuma ferramenta brasileira aparece entre as mais utilizadas, com o top 3 sendo composto por Google,Facebook e SocialBakers. Já em monitoramento, as brasileiras se destacam nas três primeiras posições, com destaque para ScupSeekr Livebuzz, respectivamente.

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Questionados sobre os profissionais que são referência no setor, os entrevistados destacaram Tarcízio Silva (SocialFigures), responsável por edições anteriores dessa pesquisa, aparece na primeira colocação, seguido por Martha Gabriel (HSM), Mariana Oliveira (Riot), Raquel Recuero (UcPel), Gabriel Ishida (DP6), o próprio Júnior Siri (SapientNitro), Edney Souza (Boo-box), Ian Black (New Vegas), Priscila Muniz (Gauge) e Daniele Rodrigues (Movimento). O principal ponto em comum entre eles? Todos são produtores de conteúdo.

 

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Acerca das publicações utilizadas como referência pelos profissionais de monitoramento e analytics, o Brainstorm#9 tem a honra de aparecer na terceira colocação, atrás apenas do blog Ideas do Scup e do Mashable.

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