Redes sociais, tecnologia e aplicativos: o que tem de novo

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades

Nas últimas semanas a redes sociais divulgaram diversas atualizações em suas plataformas, algumas comemoradas e outras nem tanto. Reunimos todas para você ficar por dentro do que mudou.

Novas redes

A Samsung, gigante coreana de tecnologia, divulgou no SXSW – um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do mundo, que acontece anualmente no Texas, EUA – a criação da sua própria rede social, a Waffle. A plataforma permite que os amigos façam inserção de anotações, novas fotos e até mesmo animação com as fotografias publicadas por outros amigos, aumentando a interação e as possibilidades de criação de conteúdos originais e colaborativos.

Veja o vídeo divulgado pela empresa:

Já o Google anunciou a criação do Google Posts, que mistura rede social e resultados de busca. Ele funciona assim: a pessoa poderá publicar notas públicas nos resultados de busca com seu nome, por exemplo, atingindo um número muito maior de pessoas alcançadas pelas redes como Facebook. A novidade será testada nas eleições para presidente dos EUA deste ano e pode ser aberta para empresas no futuro.

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-google-posts

Home do Google Posts

 

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-google-posts

Comentários da pré-candidata democrata, Hillary Clinton, inseridos em seu resultado de buscas na rede.

Facebook

Delivery Insights essa é a novidade do Facebook. Essa funcionalidade promete enviar diversas recomendações aos anunciantes, como feedbacks sobre o desempenho dos anúncios. Sua principal funcionalidade é dizer como as campanhas estão competindo dentro do leilão de anúncios da rede – a seleção que ela faz para exibir no momento certo cada anúncio direcionado aos mesmos perfis de pessoas – e oferecer a eles soluções para que as empresas se tornem mais competitivas. Essa coluna será adicionada à área de gerenciamento de campanhas da rede.

Outra novidade da rede é a parceria com a KLM. Agora, quando você comprar um bilhete da companhia pode optar por receber informações através do Messenger, desde confirmação, check-in, status do voo ou cancelamentos, até cartão de embarque e alteração do voo. Com isso a companhia área holandesa pretende agilizar e personalizar o atendimento, que promete ser feito 24 horas por dia e já está disponível em 13 idiomas, inclusive o português.

Twitter

O Twitter anunciou duas novidades:

Calendário para profissionais de social media

Para facilitar a vida de quem trabalha com as mídias sociais e precisa estar sempre antenado às datas comemorativas ou a eventos importantes e que rendem bons posts para as redes, o Twitter criou o #DomineOMomento.

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-twitter

Calendário Twitter

Parceria com a Jovem Pan

O Moments, funcionalidade do Twitter que reúne os melhores tweets com os assuntos mais comentados na rede a cada dia agora faz parte do programa Morning Show, da Jovem Pan. A ferramenta será destaque do talk show semanalmente, às sextas-feiras. É a convergência das mídias, provando que uma complementa a outra.

Instagram

O Instagram passou a exibir o dia e o mês das postagem no lugar do número de semanas, o que vai facilitar no gerenciamento das contas de empresa. A rede também liberou a publicação de vídeos maiores, de até 60 segundos para todos os usuários, o que deve ser muito comemorado pelos influenciadores digitais e que pode ser encarada como uma tentativa do Facebook concorrer com o Snapchat. Será?

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-instagram

Mas nem tudo são flores! A rede se envolveu em uma polêmica esse mês ao anunciar outra atualização: a alteração no formato de exibição das postagens. O Instagram pretendia acabar com a exibição cronológica e passaria a usar um algoritmo – mais ou menos o que já é usado no Facebook – que mostra as postagens de acordo com os interesses e hábitos do usuário na rede. O problema é que a internet enlouqueceu com a notícia, mas a rede afirmou que a mudança está em fase de testes e não tem data para ser aplicada a todos os usuários.

WhatsApp

O WhatsApp foi quem mais anunciou atualizações.

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-whatsapp

Agora o aplicativo suporta o envio de documentos em arquivos PDF. A funcionalidade poderá ajudar quem usa o WhatsApp no meio corporativo.

A segunda novidade é a possibilidade de usar a plataforma modalmais para investir no mercado financeiro. O Banco Modal, responsável pela novidade, disponibiliza uma linha para emissão de ordens de operação, consulta de cotações, comparação de preços, entre outros.

Já a terceira é pra quem não usa iPhone. O aplicativo liberou pra usuários Android a funcionalidade que permite responder as mensagens diretamente nas notificações. A novidade chegou para os usuários da versão Beta do aplicativo.

A última novidade anunciada pelo WhatsApp é a possibilidade de formatação dos textos enviados. Agora o usuário poderá usar negrito, itálico ou tachado. Basta seguir os seguintes comandos:

Negrito: adicione um asterisco antes e depois da palavra. Ex.: *Press*

Itálico: adicione underline antes e depois da palavra. Ex.: _Press_

Tachado: adicione um til antes e depois da palavra. Ex.: ~Press~

A funcionalidade será disponibilizada aos poucos e para quem atualizar o aplicativo.

Realidade Virtual

Redes-sociais-tecnologia-aplicativos-novidades-oculus-rift

Foram quatro anos de espera, mas o primeiro Oculus Rift, dispositivo comercial de realidade virtual, foi entregue no último dia 29. Fruto de um financiamento coletivo feito pelo site Kickstarter, o dispositivo começou a ser entregue para os primeiros compradores, que ajudaram a financiar o projeto que foi o primeiro da área de realidade virtual a ser comercializado. O futuro chegou!

Baixe infográfico sobre lista de transmissão