Publicações: a importância da pauta para o seu sucesso

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Ao pensar em publicações jornalísticas, um dos primeiros pontos de atenção deve ser a pauta. Do latim pactum (fincado, fixado) e um dos primeiros termos com que um futuro jornalista lida, já no início da faculdade, na Comunicação Social a pauta assume amplo sentido. Num viés mais operacional, ela nada mais é que um documento que reúne as instruções necessárias para que o repórter comece as investigações que resultarão em uma matéria de uma publicação. Tema e enfoque do texto, a relação de fontes que deverão ser ouvidas para fundamentar as informações e os seus respectivos contatos, o tamanho da matéria (o número de páginas que o texto deverá ocupar em um jornal ou uma revista, dois clássicos exemplos de publicações impressas) e o deadline, ou seja, o prazo máximo para a finalização e entrega do trabalho, são informações imprescindíveis.

Respeitadas pequenas particularidades, esse “guia” é o ponto de partida de qualquer produção jornalística, independentemente da mídia em que ela será veiculada. Na maioria dos casos, pautas bem elaboradas resultam em matérias completas e que dispensam correções. No sentido oposto, não é raro um repórter, ao receber uma pauta pouco precisa,  constatar, durante a apuração das informações, que a notícia é diversa do que se esperava, tendo que redirecionar a sua abordagem.

Publicações e a importância da reunião de pauta

Mas só uma pauta bem escrita não é o suficiente para o sucesso de uma publicação . Uma etapa importante para a produção, e que também deve ser bem executada, é a reunião de pauta. Presencial ou via ferramentas de videoconferência, é nesse momento que repórteres e editores se encontram para distribuir as matérias. No jornalismo corporativo, essa reunião geralmente acontece entre os responsáveis pela Comunicação da organização (gerentes e analistas) e os responsáveis pela publicação dentro da agência, podendo ou não envolver os repórteres.

Fazer com que a reunião de pauta seja o mais produtiva possível é primordial para que todo o processo que está por vir transcorra com tranquilidade. Afinal, mesmo não lidando com o imediatismo da notícia e a rapidez que os meios de comunicação exigem, publicações também têm um cronograma a seguir, repleto de etapas que não podem ser comprometidas.

São práticas, em princípio, simples. Pontualidade é uma delas e nada surpreendente em um mundo guiado pelo “tempo é dinheiro”. Estabelecer um horário para terminar também é importante para que os participantes não se percam em assuntos paralelos. Sempre que possível, um ambiente tranquilo deve ser escolhido para o encontro.

Uma prática que gera bons resultados é disponibilizar a pauta aos envolvidos com antecedência, para que todos reflitam sobre os assuntos que serão apresentados, levantando possíveis dúvidas e apontamentos. Aqui vale uma observação: por nem sempre contar com a presença dos repórteres é preciso que os responsáveis, por parte da agência, não saiam da reunião com dúvidas, já que deverão pauta-los na sequência. Qualquer ruído deve ser eliminado!

Por fim, a reunião de pauta também é um precioso momento de alinhamento, quando cliente e prestadores se encontram e têm a chance de avaliar os processos.

Não há mistérios. Com foco e vontade de executar um trabalho de qualidade é possível ter um ponto de partida acertado, o que certamente vai refletir no resultado final.

4  Passos para uma reunião de pauta de sucesso

1. Pontualidade e foco nas sugestões de pautas;

2. Enviar a pauta para os participantes antes da reunião, para que já cheguem preparados;

3. Após escolher as pautas que entrarão na publicação, definir que tipo de abordagem será dada a cada uma;

4. Definir um cronograma e um fluxograma especificando os papéis de cada um no processo de elaboração da publicação;

 

 

 Ana Paula de Oliveira

Jornalista especializada em publicações e analista de Comunicação da Press Comunicação