O poder dos Influenciadores digitais

Referência para toda uma geração, eles são capazes de alavancar o sucesso de uma campanha

poder-influenciadores-digitais

Antigamente apenas um seleto grupo de artistas e jornalistas ditava a moda e era considerado formador de opinião. “Escolhidas” pela grande mídia, por meio de jornais, rádio, televisão e cinema, essas pessoas determinavam o que era tendência. Mas a realidade mudou e hoje pessoas aparentemente comuns ajudam a influenciar milhares de outras através da internet. São os influenciadores digitais.

A popularização da internet deu voz a qualquer um que saiba usar as plataformas disponíveis, e alguns acabam se tornando celebridades da web. Eles se destacam pela produção de conteúdo relevante para redes como o Instagram, o YouTube, blogs e o Snapchat, atingindo um número gigantesco de pessoas rapidamente. Essa popularidade pode ajudar na estratégia de marketing de uma empresa, sendo capaz de alavancar o sucesso de uma marca.

Como reconhecer os influenciadores digitais

Para reconhecer influenciadores digitais é preciso analisar seu comprometimento, se o conteúdo é de qualidade, se existe frequência na publicação e o impacto que as postagens possuem. Eles não têm um perfil pré-determinado, fazem parte de diferentes grupos, não importando o poder aquisitivo, a etnia ou a localização. Não estão apenas no eixo Rio-SP e produzem conteúdo a partir dos rincões mais distantes dos centros econômicos e culturais.

Outra característica é o público-alvo. Em sua grande maioria eles atendem uma audiência específica – construída a partir da afinidade entre os gostos e hábitos – e sabe a melhor linguagem para se comunicar com ela.

O que determina os influenciadores digitais não é exatamente a quantidade de seguidores que eles têm, mas se eles são reconhecidos pelo trabalho que fazem, pelo poder de influência que tem. Números de curtidas em páginas do Facebook podem ser comprados, números de pageviews do blog ou de qualquer outra plataforma podem ser fabricados.

Observe o engajamento das comunidades dos influenciadores.  Esse envolvimento dos fãs pode ser medido por meio do número e qualidade dos comentários, quantidade de compartilhamentos e marcações. Ou seja, como as pessoas interagem com os canais dele.

Por que investir nos influenciadores digitais?

Famosos da internet se tornaram uma das melhores formas para uma marca alcançar seu público-alvo. Certos influenciadores digitais podem causar tanto ou maior impacto para uma campanha quanto uma peça publicitária de 30 segundos, em horário nobre da televisão aberta. Prova disso é o resultado da pesquisa encomendada pelo governo brasileiro em 2015, que mostrou que o brasileiro já passa mais tempo navegando na internet do que consumindo outra mídia.

A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra. Por isso é necessário que sua empresa esteja preparada e orientada para o “novo” consumidor, que irá buscar informações na internet e precisa encontra-las em canais confiáveis e influentes.

Uma quantidade cada vez maior de pessoas recorre aos influenciadores digitais na hora da tomada de decisões de compra e serviços, acima de qualquer publicidade. É fundamental que uma empresa saiba usar a credibilidade e reputação de canais na internet a seu favor.

Marketing de Influência

Influenciadores adicionam valor à marca, e seu aval pode até mudar os padrões de consumo daquele grupo que os seguem. Os millenials, por exemplo, depositam mais confiança em celebridades das mídias sociais do que as demais faixas etárias. Por isso, empresas de todo mundo estão contratando influenciadores para dar uma nova cara as ações de marketing e conquistar a aprovação do público jovem.

Ao investir em marketing de influência, o diferencial não é investir na pessoa mais famosa, mas em quem desempenha um papel mais estratégico e influente. Além de ter um custo menor, essa estratégia gera resultados mais assertivos, uma vez que é mais fácil de atingir o público-alvo certo da marca.

O trabalho com influenciadores digitais na prática

Traçar uma estratégia com influenciadores digitais já rendeu boas parcerias e ótimos resultados para diversas empresa. A youtuber Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, estrelou um comercial da empresa de telefonia Vivo. A sua concorrente, TIM, conseguiu o terceiro lugar no ranking mundial nos assuntos mais comentados no Twitter ao realizar uma transmissão ao vivo da blogueira Kéfera, dona do canal 5incominutos. A blogueira é tão influente que o seu canal foi o primeiro do Brasil a atingir a marca de 1 milhão de seguidores. Outro exemplo foi a ação da marca de shampoos Tresemmé, que escolheu a blogueira Camila Coelho – famosa por seus tutoriais de beleza, moda e comportamento na internet – para estrelar um comercial de TV.

Na hora de selecionar os influenciadores digitais para trabalhar o seu produto ou a sua marca, procure pessoas que tenham relevância no segmento que você procura. Alguns nomes como Juliana Goes, e Taciele Alcoela se destacam no ramo de beleza. Se o assunto for saúde e mundo fitness procure por Gabriela Pugliesi e Bella Falconi e se sua marca for do ramo da moda, invista em Luiza Ferreira ou Camila Coutinho. São inúmeros os nichos e personalidades web.

Com o sucesso dos canais e o alto número de blogueiros e youtubers que andam campanhas publicitárias, muitos atores, modelos, esportistas, músicos e até chefs de cozinha estão ampliando suas redes sociais aumentando também seu poder de influência no meio digital e garantindo a permanência no concorrido mercado publicitário.

CTA_Personas

Banner_infografico_fluxo_mkt_digital