Inbound Marketing: o novo marketing

O marketing tradicional não gera mais o mesmo retorno para os seus anunciantes e a solução para vendas pode estar no inbound marketing.

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O marketing tradicional está perdendo o seu poder de influência. Também conhecido como outbound, ele utiliza da interrupção para se comunicar com o público. Essa estratégia não se importa em atingir um público que não possa ser convertido em cliente para o anunciante. O objetivo é gritar exigindo atenção para o maior número de pessoas possíveis. Ocorre que, atualmente o consumidor detém o poder de escolha. Hoje ele pode gravar um programa de TV e pular os comerciais, ler notícias na internet e deixar de seguir qualquer marca que o incomodar. Logo, ele está mais exigente e já não aceita interrupções ou verbos no imperativo.

É neste cenário que surge o inbound marketing que trata o consumidor com o respeito que ele deseja. Neste modelo as marcas oferecem conteúdo de qualidade para o seu público ideal estabelecendo, assim, canais de comunicação. A ação se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, com objetivo de conquistar a permissão para se comunicar de forma direta com ele. Com isso se estabelece um relacionamento que pode ser duradouro.

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing é qualquer forma de marketing online que visa ganhar o interesse das pessoas. Esse formato de publicidade utiliza blogs, podcasts, vídeos,  eBooks, newsletters, white papers, SEO e outras ferramentas de marketing de conteúdo. Com esse modelo não se compra a atenção de clientes, mas usa-se a produção de conteúdo relevante pra atraí-lo.

É importante que não se resuma marketing de conteúdo em produzir material interessante de forma aleatória. Na realidade, envolve todo um planejamento estratégico, estabelecimento de métricas para todo o processo de conversão e um estudo do público-alvo da sua empresa. Saber quem ele é, o que ele quer, que tipo de conteúdo ele consome e onde procura.

Como funciona o Inbound Marketing?

O principal objetivo do inbound marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em fãs e divulgadores que advogam em nome da marca de forma espontânea. Algumas empresas apelam para tradicional envio de e-mails de forma aleatória para alcançar possíveis consumidores. Mas se uma pessoa recebe um e-mail indesejado de duas uma: ou ele apaga ou envia para a caixa de spam.

Você pode usar outras estratégias como a atração pelas redes sociais com posts de interesse para um público específico e impulsionado para que o conteúdo apareça para ele. Outra forma de atraí-lo pode ser através dos anúncios em sites de pesquisa. Imagine que uma pessoa fez uma pesquisa, por exemplo, sobre os melhores tênis de corridas para cada tipo de pisada, encontrou um e-book gratuito sobre o assunto e resolveu fazer o download em troca de seus dados. Se alguns dias depois ele receber um e-mail com um belo infográfico com dicas, perguntando o que achou do material, e divulgando o link da empresa o efeito será bem diferente.

Isso é marketing de relacionamento. Você acaba criando um ritual de atração e manutenção do seu lead, até que ele se torne seu cliente e você ainda o fidelize. Criar multicanais de relacionamento é fundamental. Brasileiros gastam horas na internet, e a pesquisa vai muito além dos blogs encontrados no Google. O usuário vai procurar saber sobre uma marca e tirar dúvidas por meio das redes sociais. Crie canais de comunicação e alcance as pessoas certas.

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