Como gerar leads com o Instagram

O Instagram é um sucesso desde 2010, quando foi lançado. No primeiro ano, conquistou 7 milhões de usuários. Atualmente, o aplicativo alcançou a marca impressionante de 500 milhões, sendo que, desse total, 35 milhões são brasileiros.

Pesquisa realizada pela Pew Research Center informou que, no ano passado, mais de um quarto dos usuários adultos de internet usa o Instagram. Além disso, 53% desses acessam o aplicativo todos os dias. Isso revela a força dessa mídia e como ela pode ser poderosa para o seu negócio.

Com o alto número de usuários e publicações, o Instagram pode ser usado para uma estratégia essencial do marketing digital, a geração de leads. Esse é um conceito para descrever o registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço, que pode ajudar você a conquistar muitos clientes!

Confira nossas dicas para criar uma eficiente campanha de marketing nessa plataforma:

  • Identificar o seu público

Analise seu produto e seu serviço. Que tipo de pessoa pode se interessar por eles? Quem costuma fechar negócio com você? Tenha em mente o perfil dessas pessoas e o que elas gostam, para poder mirar no seu público-alvo, ao postar fotos e vídeos no Instagram. Conhecendo seu público, fica mais fácil criar uma conta que seja interessante para atrair pessoas que vão se tornar seus clientes.

  • Capriche na sua biografia do perfil

Defina uma biografia que seja atrativa e descreva bem o propósito de sua empresa. É fundamental que você coloque o link do seu site ou landing page (página para geração de leads). Para envolver os seus clientes no Instagram, você precisa ter um perfil que seja facilmente encontrada e reconhecida por pertencer a sua empresa.

  • Utilize CTA nas imagens publicadas

O Instagram é feito em sua grande maioria por imagens, aproveite para utilizar Call-to-Action, na imagem ou na descrição dela.  O Call-to-Action, em português, significa “chamada para ação” e leva a pessoa a tomar uma atitude. O próximo passo deve ser o acesso ao seu site, de preferência ao landing page. Seu CTA deve oferecer um orçamento ou resumir a proposta de valor da oferta e dizer o que acontece após o clique. Seja convincente e claro para convencer o usuário a realizar a ação.

  • Instagram Ads

Invista no Instagram Ads. O sistema de anúncios do Instagram que possui três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado. Desse modo, você alcança um número muito superior de pessoas, que, não necessariamente, seguem seu perfil.

  • Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui usuários famosos, muitos não são artistas, nem trabalharam na televisão, mas conquistaram centenas de milhares de seguidores com um perfil atrativo e publicações frequentes. Essas estrelas das mídias são conhecidas como influenciadores, exatamente pela força e prestígio que possuem com o público. Uma simples foto com seu produto, recomendando a sua marca, pode gerar sucesso de vendas. Por isso, procure influenciadores famosos da sua região, que possuem um público parecido com o seu e proponha uma parceria!

  • Use hashtags

Essa é básica, mas muitos ignoram a importância delas. As hashtags no Instagram são utilizadas para os usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto. Caso você lance um evento ou campanha, é importante criar uma hashtag própria bem criativa e incentivar seus seguidores a também utilizarem nas fotos pessoais. Uma sugestão que sempre dá certo é propor um concurso de fotografias usando a hashtag com o nome da sua marca.

  • Meça o seu desempenho

Assim como no Facebook, o Instagram oferece ferramentas para que as empresas possam medir o desempenho de sua campanha. Isso permite analisar o comportamento de busca de seus contatos para saber quais fotos estão com engajamento mais elevado. Verifique sempre quais são as fotos mais curtidas e que geram maior engajamento para ver o que dá certo para sua marca.