Email marketing: como determinar seu sucesso ou fracasso

email-marketing

Apesar de, muitas vezes, ser esquecido ou subestimado, o email marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Ela consiste em uma mensagem de email personalizada para um público específico e tem como objetivo buscar um impacto maior junto aos destinatários, já que deve ser enviada para pessoas que estão realmente interessadas no que você oferece.

Mas, por que enviar email marketing?

Dentre as finalidades do email marketing estão a oferta de materiais ricos e atrativos para atrair a atenção do seu público-alvo (marketing digital!), a divulgação de informações sobre a sua empresa, o envio de um newsletter ou o convite para um evento, por exemplo.

Quando bem montado ele é um excelente investimento. Mas, o mau uso da ferramenta, além de não trazer retorno algum, pode prejudicar a imagem da empresa. O sucesso nesse canal depende de uma equipe capacitada que fará uso de varias técnicas e de softwares que possibilitam uma enorme variedade de segmentações e personalização para o envio das mensagens.

Confira abaixo cinco pontos que influenciam no sucesso ou no fracasso de campanhas no email marketing:

1. Visualização

Os dispositivos móveis são cada vez mais utilizados para a visualização de emails. Entretanto, por mais que as peças criadas já sejam responsivas, o aplicativo utilizado para visualizar o conteúdo em determinado aparelho pode “quebrar” a mensagem e prejudicar a sua leitura. Portanto, é imprescindível entender como os seus clientes estão abrindo os emails e testar os diferentes tipos de visualização.

2. Ferramentas de disparo

No mercado, existem diversas opções de ferramentas para o disparo do email marketing. Mas, não adianta escolher a ferramenta se ainda não estão definidas as segmentações do público-alvo e como será a sua estratégia – se você decidir trabalhar com oferta de conteúdos como ebook ou infográfico, para atrair novos leads, vai precisar de uma plataforma de automação de marketing.

3. Análises

O trabalho contínuo de email marketing traz uma série de dados para serem acompanhados no dia a dia, como taxa de abertura e cliques no email, o número pessoas que chegaram ao seu site através do email marketing, bounces (erros) e históricos de comportamento dos destinatários, por exemplo. Saber o que fazer com essas informações é fundamental para o sucesso a curto, médio e longo prazo.

4. Reputação

Os dados dos ISPs (provedores de serviços de internet) mostram como está a situação das entregas dos emails das empresas. Algumas ferramentas possibilitam métricas sobre o recebimento das mensagens em determinados serviços de email. Assim, é possível elaborar campanhas que consigam, de fato, escapar do spam e cair na caixa de entrada do usuário.

5. Tipos de disparos

Os disparos mais comuns são conhecidos como broadcast, blast ou simplesmente “tudo para todos”. Eles não possuem segmentação, rendem pouca conversão ao negócio e podem ser facilmente enviados para a caixa de samp e ignorados. Emails segmentados com dados gerais, como região, sexo e idade, também são bastante utilizados e têm um impacto médio. Os melhores são as mensagens criadas com dados comportamentais, conhecidas como behavior. Elas trazem mais receita porque comunicam ao usuário aquilo que ele tem interesse em saber no momento. Porém, elas demandam uma integração prévia entre a ferramenta de disparo e outras plataformas que fornecem dados de navegação e histórico de comportamento.

Banner_infografico_fluxo_mkt_digital