Como calcular o ROI no Marketing Digital

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Medir o retorno sobre o investimento é uma métrica bastante conhecida entre os profissionais de marketing, mesmo porque é necessário mostrar se os esforços de venda da área estão realmente dando resultado, pois no mundo dos negócios cada centavo conta.

A sigla para return on investiment (ROI) se tornou ainda mais comum com o crescimento do investimento em campanhas digitais por empresas do mundo todo. Com a chegada da metodologia inbound marketing, o termo ficou ainda mais corriqueiro, pois essa métrica é uma das mais usadas na hora de avaliar os resultados das campanhas.


ROI para  Marketing Digital

ROI = (lucro obtido – investimento) / investimento

Essa é a fórmula básica para se medir o ROI de uma campanha. Mas para o inbound marketing você precisará levar em conta diversos fatores, já que para a metodologia medir apenas o retorno sobre as vendas não é suficiente. No IM o reconhecimento da marca, a repercussão na internet do conteúdo gerado e a audiência do site da empresa também são importantes e devem ser mensurados.

Você deve ficar atento à forma como está atraindo seu público para o seu conteúdo – se usa um CTA (call-to-action), por exemplo, é importante calcular quanto custa atrair um novo prospect com a ajuda dessa ferramenta e quantos clientes você está fidelizando de fato.

Para calcular o ROI da sua estratégia de IM, faça as seguintes perguntas:

Qual é o custo por aquisição de cliente?

Qual é o tempo de vida útil de um cliente?

Qual é o ROI?


Outras métricas

Na hora de preparar seu relatório você pode sentir falta de alguns dados. Se isso acontecer lance mão de outras métricas como o número de visitantes no site ou de cliques em banners e anúncios, a proporção de usuários que deixam a página sem clicar em nada e as taxas de conversão (usuários que preencheram os formulários e fazem download do e-book oferecido gratuitamente), por exemplo.

Para saber como analisar a sua campanha e quais as métricas que realmente importam, confira nosso eBook Web Analytics na prática.

Você também pode saber mais sobre métricas e otimização aqui.

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