Marketing de Relacionamento: transforme clientes em fãs

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Há alguns anos empresas de todos os segmentos e dos quatro cantos do mundo se veem em uma luta diária para ganhar espaço no mercado, que está cada vez mais competitivo. Várias estratégias são usadas a fim de se destacar. Porém, nem todas são realmente eficazes.

Quem se destaca lança mão de uma arma poderosa e que nos dias de hoje é cada vez mais indispensável: o relacionamento. Ele é tão importante que já invadiu até o marketing, que é uma área onde o foco era apenas fechar a venda.

Marketing de Relacionamento

“Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa”. Assim define o Chartered Institute of Marketing o conceito de marketing.

Mas e o que é o marketing de relacionamento? Olhando para essa definição de marketing podemos dizer que essa nova técnica é responsável por construir uma relação entre a empresa e o cliente, a partir de ofertas exclusivas para fideliza-lo. Assim ele passará de cliente à fã da sua empresa.

Implantando o Marketing de Relacionamento

Para implantar o marketing de relacionamento na sua empresa é necessário que a cultura da empresa mude. É preciso trabalhar a fidelização do cliente desde o primeiro contato com a empresa.

Atendimento que cativa ao longo de toda a jornada de compra, resultando em:

  • venda
  • clientes que falam bem da sua empresa, tornando-se advogados da marca, verdadeiros fãs
  • propaganda boca a boca, uma das melhores formas de conquistar novas vendas

Também é importante ter todas as ações da empresa direcionadas para o cliente. Ele deve ser o centro das atenções, se sentir especial e importante para a empresa. Para trabalhar o relacionamento com o seu cliente, use as redes sociais, blogs e o marketing de conteúdo.

Além disso, a empresa precisa acompanhar seus clientes de perto. Ela deve conhecer quem são aqueles que se tornaram fãs do seu produto ou serviço e trata-los de forma personalizada, com ofertas exclusivas, de acordo o perfil e o hábito de compra. Também deve mostrar que se importa, sempre oferecendo algo em datas especiais para ela, como aniversário, por exemplo.

Enfim, trabalhar o seu cliente de forma mais pessoal e mostrando que a sua empresa realmente se importa com ele é a melhor forma de se diferenciar das empresas concorrentes.

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