Link building: relacionamento entre sites que gera frutos

Ele demanda esforço e tempo em uma estratégia, mas pode destacar a sua empresa da concorrência.

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Ter o seu site citado em outros sites, sendo uma espécie de referência sobre certo assunto ou área de atuação. Esse é o link building. Além da divulgação do seu portal para um público novo, esse trabalho é essencial para conquistar uma boa posição em sites de buscas. A quantidade de links que um site recebe é um dos principais critérios do Google para ranquear páginas.

Mas, como o link building aumenta a relevância de um site?

O sistema usado pelos buscadores utiliza da mesma lógica da vida real. Se muitas pessoas recomendam um médico, provavelmente você confiará que ele é o melhor. Se uma autoridade fizer a recomendação, isto provavelmente terá um peso ainda maior na sua escolha.  Assim, para medir a relevância de um site na internet, os buscadores tratam links como votos para medir a popularidade de um site.

O método de busca atribui valores a todos os sites da internet por meio de algoritmos, para saber sua relevância e popularidade. Sendo assim, um site sem links não consegue um bom posicionamento no ranking do Google, o que impede que ele ganhe um tráfego respeitável, já que dificilmente um internauta passa da primeira página de resultados de uma pesquisa.

Atenção à qualidade

Embora a quantidade de links seja um fator importante, de nada adiantará se o fator qualidade for deixado de lado. Na realidade alguns links podem ser extremamente prejudiciais para a posição de seu site. Isso ocorre porque há mais de uma década os links eram os únicos responsáveis pela realização do ranking e com isso foram criadas diversas ferramentas que podiam gerar milhares de links por dia, em sites de baixa qualidade e com textos âncoras exatos, fazendo com que os sites fossem até punidos por isto.

Bons links devem ser conquistados naturalmente e para isso é necessário ter um bom conteúdo que atraia links de grandes portais e de sites que são referência no assunto tratado.  Se, por exemplo, um site sobre alimentação saudável e nutrição linkar uma página com a tag “dieta vegetariana”, isso ajudará muito a página a conseguir uma boa posição a partir de uma busca com estas palavras chaves.

A principal maneira de conseguir um link é por meio da criação de conteúdo, atentando-se para o SEO. Por isso, manter um blog ou seção de artigos é essencial para que essa troca aconteça de forma natural.

Relacionamento digital também é importante

Mas não se deve publicar só por causa dos links. Manter um blog é uma ótima maneira de estar em contato com seu público, estar mais próxima dele. Isso não tem preço. Foque em manter diálogo com seu público e os links, cedo ou tarde, aparecerão.

Contudo, não adianta somente manter uma frequência na publicação de conteúdo, preze pela qualidade do que publica e isso fará com que sua página se destaque. Quando um artigo relevante é publicado, outros sites e blogs tendem a querer dar sua opinião e, com isso, fazem referência à sua página com um link. Se for o caso de um produto, blogueiros poderão fazer a análise, indicando o seu link para que os seus leitores conheçam a empresa responsável.

É possível, também, fazer prospecção ativa de links.  Este trabalho se assemelha a atuação de uma assessoria de imprensa, produzindo releases para sites, blogs e páginas que possam criar links para seu site.

Enfim, não há um passo-a-passo para um link building. O segredo é tonar o seu site em uma referência sobre o assunto, com conteúdo de qualidade e publicações frequentes.

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