Marketing digital e assessoria de imprensa: combinam?

Assessoria de imprensa, e marketing digital que ideia é essa?

Assessoria de imprensa, e marketing digital que ideia é essa?

Duas técnicas, um só objetivo!

Não só combinam como são complementares. Apesar de serem duas técnicas de comunicação empresarial diferentes, com características próprias elas se interagem e ajudam no cumprimento dos objetivos do planejamento estratégico de comunicação das empresas.

Afinal já não é mais possível para as empresas ficarem fora do meio digital. Até pouco tempo atrás os gerentes de marketing e comunicação ouviam de seus diretores que não era hora de ter um facebook. “Não temos nada para falar”, “E se falarem mal de nós?”, “Será que isso vai adiante?” “Não somos uma empresa de varejo, para que isso?”. Medo do novo, desconfiança, desconhecimento e incredulidade os impedia de ver o que estava acontecendo.

Passado pouco tempo estamos diante de outra realidade. A maioria das empresas está na internet e não só com seus sites corporativos, mas presentes na maioria das redes sociais, porque entenderam que o marketing digital veio para ficar, independente de qual será a próxima rede, blog ou canal. E que todos os seus stakeholders estão na internet e podem falar de sua marca, consumir seus produtos, disseminar opiniões, criar seus próprios conteúdos, independente de você.

Então, o melhor é aprender a utilizar, da melhor maneira possível, estas poderosas ferramentas de comunicação empresarial.

Afinal, dá para juntar a assessoria de imprensa com o  marketing digital?

Quem é quem?

Assessoria de imprensa, mais antiga, por isso mesmo consolidada, se dá pelo relacionamento do assessor, normalmente um jornalista ou relações públicas, com os grandes veículos de comunicação como jornais, revistas, tevês, rádios, etc.

Objetivos

  • Organizar e ativar o relacionamento profissional da empresa com a imprensa;
  • Fortalecer a imagem e reputação da empresa perante seus stakeholders;
  • Levar informações à opinião pública e aos stakeholders por meio da imprensa respeitando os critérios de noticiabilidade do jornalismo tradicional como a relevância, proximidade e ineditismo da informação.

Benefícios da assessoria de imprensa

  • Traz credibilidade e legitimidade para a empresa (afinal, é o jornal que está dizendo e não você mesmo);
  • Dissemina a informação;
  • Estabelece relacionamento;
  • Fortalece a marca perante a opinião pública.

Marketing digital. Mais recente, ainda em construção, esta técnica  atua no ambiente da internet. E tem basicamente os mesmos objetivos da assessoria de imprensa, porém,  com algumas diferenças , pode ser trabalhada também por meios de comunicação próprios da empresa como seu  site,  suas redes sociais, blog, etc.

Benefícios de Marketing Digital

  • Posicionar a empresa entre a lista dos 10 primeiros da busca do Google
  • Criar autoridade
  • Estabelece interação
  • Segundo o IBGE, metade da população brasileira possui acesso a internet. São 95,4 milhões de pessoas conectadas a rede diariamente.
  • Mensuração de resultados

ENTRELAÇAMENTO

Assim começa o entrelaçamento ao ter em comum os mesmos objetivos, estas duas técnicas de comunicação empresarial podem e devem ser trabalhadas em conjunto, uma fortalecendo a outra.

De que forma?

  1. Ao sair na grande imprensa, a empresa passa a ser mais procurada na internet e consequentemente ter mais espaços nos mecanismos de buscas;
  2. Ao ser noticia nos portais aumenta a sua autoridade na internet;
  3. Ter conteúdos relevantes seja no site e nas redes sociais tem mais chance de ser pauta para a grande imprensa;
  4. É possível sentir mais rapidamente o retorno das pessoas e o impacto daquela matéria.

Dessa forma, a soma de um trabalho na mídia digital, com uma boa assessoria de imprensa seja off ou on line , amplia a formação da marca e reputação,  gera confiança e credibilidade na relação da empresa com seus públicos.  Vale enfatizar que a comunicação na web é de nicho, direcionada e não de massa! Você tem a oportunidade de ouvir, falar e interagir com e para seus stakeholders.

A Press Comunicação já esta trabalhando nesta perspectiva reunindo a sua expertise de 21 anos de assessoria de imprensa com o que se tem de mais novo no marketing digital como assessoria de imprensa digital, Inbound marketing, relações públicas digital, etc.