Por que contratar uma assessoria de imprensa?

contratar-assessoria-de-imprensa

O principal trabalho da assessoria de imprensa consiste em construir um bom relacionamento com a mídia, tornando a empresa assessorada, bem como os seus produtos e serviços, conhecidos no mercado. A assessoria de imprensa leva ao público externo (comunidade, governos, mídia e formadores de opinião, dentre outros) as informações mais relevantes sobre a companhia, fortalecendo a sua imagem e contribuindo para a captação de novos clientes. Além disso, é uma ótima ferramenta para a prevenção e o gerenciamento de possíveis crises.

Mas, o trato com a mídia exige qualificação na oferta de informações e identificação de oportunidades. Cabe ao assessor de imprensa administrar os assuntos que podem gerar notícia e cuidar do seu tráfego para os veículos de comunicação (jornais, revistas, sites, programas de televisão, etc.). Para isso, o profissional precisa estudar a fundo o cliente, apurar tudo o que deverá ser repassado aos jornalistas e formatar as informações na linguagem adequada, podendo ela virar uma nota, um release ou uma sugestão de pauta.

Os benefícios da terceirização da assessoria de imprensa

Por também atenderem a outras empresas, os assessores de imprensa terceirizados têm visão diferenciada do mercado. De acordo com o autor Gaudêncio Torquato (2002), “a organização que opta pela terceirização ganha em profissionalismo, em flexibilidade e em neutralidade, já que a assessoria de imprensa externa atende todos os setores da empresa de maneira imparcial, por não estar subordinada a um departamento específico”.

Em O signo da verdade: assessoria de imprensa feita por jornalistas (2007), Ricardo Viveiros e Marco Antonio Eid argumentam que “o processo de terceirização da comunicação cresce muito no país, o que possibilita a contratação de empresas de alto nível para a realização destas tarefas tão fundamentais, com ganho em economia e qualidade”. Eles ainda afirmam que “por maior que seja uma organização, dificilmente terá o know-how na área da comunicação que tem uma empresa especializada”.

Deseja contratar uma assessoria de imprensa? Fale com a Press Comunicação Empresarial, uma agência com 22 anos de experiência e com uma equipe experiente e preparada para assessorar a sua empresa.

7-erros-em-assessoria-de-imprensa