Comunicação interna ajuda empresa a conquistar certificações

Comunicação interna mobiliza os colaboradores a incorporarem os conceitos exigidos pelas certificações

 

Cartilhas são importantes ferramentas de comunicação interna
Cartilhas são importantes ferramentas de comunicação interna

Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão sempre se reinventando para otimizar os seus processos e produtos, melhorando-os continuamente. Nesse sentido, a busca por certificações que auxiliem a gestão de algumas áreas da empresa, como, por exemplo, a ISO 9.001 (Gestão da Qualidade), a ISO 14.001 (Gestão Ambiental) e a OHSAS (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional) pode contribuir para deixar a organização ainda mais preparada para atender às crescentes demandas e exigências dos clientes.

No entanto, a conquista dessas certificações necessita de um intenso trabalho por parte da empresa para divulgar, junto aos colaboradores, os preceitos exigidos por cada uma delas, para que, dessa forma, eles possam incorporá-los à sua rotina. Dessa forma, o envolvimento e o empenho de todos eles, independentemente dos níveis hierárquicos ocupados, é fundamental.

Nesse sentido, investimentos em comunicação interna, ou seja, em canais voltados aos colaboradores, são importantes aliados para a obtenção desses certificados. Afinal, além de ser uma forma de mobilizá-los sobre a importância da implantação deles na empresa, a comunicação interna também contribui para a difusão e o entendimento dos conceitos abordados.

Comunicação interna em ações

Veja a seguir, quatro exemplos de ações de comunicação interna que poderão ajudar a sua empresa nesses processos.

1) Produção de cartilhas específicas: os assuntos abordados pelas certificações são, geralmente, muito técnicos. Dessa forma, investir na produção de conteúdos que possam traduzi-los, por meio de uma linguagem mais acessível e com um tom mais didático, auxilia o entendimento dos colaboradores, tornando o processo de implantação dos certificados ainda mais eficiente. Por isso, o material deve explorar infográficos e ilustrações que contribuam para chamar a atenção do leitor;

2) Divulgação de matérias nas publicações da empresa: além de auxiliar a divulgação das principais iniciativas desenvolvidas pela empresa, a publicação de matérias sobre a evolução dos trabalhos de implantação dos certificados e os resultados das auditorias realizadas – eventos formais nos quais os órgãos certificadores verificam o cumprimento dos requisitos exigidos pelas certificações, também é uma forma de comprovar que a empresa mobilizou os seus colaboradores, postura que conta pontos, por exemplo, no resultado de uma auditoria;

3) Realização de gincanas, jogos educativos e outros eventos: o envolvimento dos colaboradores é essencial para o sucesso dos processos. Mobilizá-los e incentivá-los a participar, por meio de gincanas e jogos educativos, entre outras ações e eventos, é uma maneira de tornar os processos mais dinâmicos e divertidos, tornando o entendimento dos conceitos determinados pelas certificações ainda mais fácil e atrativo.

4) Campanhas internas: muitas vezes, para divulgar projetos e iniciativas relacionados aos temas das certificações, mais do que noticiar em publicações internar é necessária a realização de campanhas internas. Elas consistem em propor ações que vão desde a criação de marca até ações de divulgação. Muitas vezes são desenvolvidas outras peças gráficas, como e-mail marketing, convites, walpaper, móbiles, banners, cartazes, entre outros, que irão compor a proposta da campanha. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), campanhas de reciclagem, de promoção da saúde e de código de conduta, são alguns exemplos.

 

Por Ana Carolina Rocha

Jornalista da Press Comunicação