Engajamento: um desafio para Comunicação Interna

Engajar é um dos grandes desafios das empresas no que diz respeito à gestão de pessoas e ao aumento de ganhos.

engajamento

Alta produtividade, redução da rotatividade e maior rentabilidade. Esse é o resultado de um bom trabalho de engajamento interno nas corporações, comprovado pela Aon Hewitt, líder em consultoria. A empresa realizou uma pesquisa global com 400.000 funcionários de 258 organizações e constatou que empresas que engajam seus colaboradores possuem 78% a mais de produtividade e são 48% mais rentáveis.

Prova de que o engajamento é o Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais em 2016. Um ponto em comum de todas as empresas que figuram na lista é o engajamento dos colaboradores. Uma equipe engajada é satisfeita e produtiva. Mas não confunda engajamento com estímulos motivacionais.

 

Motivação x Engajamento

Para conquistar melhores resultados é importante que as empresas saibam a diferença entre motivar e engajar os funcionários. Segundo o dicionário Aurélio, motivação é o conjunto de fatores psicológicos que agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo. E engajar é filiar-se a uma linha ideológica, filosófica, etc., e bater-se por ela; pôr-se a serviço de uma ideia, de uma causa, de uma coisa.

Motivação, portanto, é algo de caráter pessoal, que difere conforme o individuo. É algo que faz com que a pessoa levante da cama todos os dias ou insista em um emprego. São razões pessoais, assim de nada adianta a empresa ofertar subsídios para que o funcionário torne-se motivado se ele não estiver disposto. Por outro lado, engajamento é a disposição coletiva que faz com que pessoas alinhem seus interesses aos de uma organização ou comunidade para que possam conquistar um objetivo em comum. É o famoso “vestir a camisa da empresa”.

 

Para engajar é preciso se identificar

Para que um funcionário se torne engajado não basta que ele se sinta útil e valorizado, é preciso que ele se identifique com os valores da empresa. É preciso criar uma ligação afetiva, com os valores e os objetivos do negócio.

É fundamental que a empresa defina claramente sua identidade como organização e saiba repassar uma orientação estratégica com propósitos bem definidos, para que o funcionário se se sinta parte do todo. Não basta ele se inteirar de um setor, ele precisa se sentir identificação com a empresa.

De acordo com o especialista em recursos humanos, Eduardo Carmello, o processo de engajamento é muito mais cognitivo do que emocional. Os principais indicadores da falta de engajamento estão relacionados ao sentimento de injustiça. Quando um funcionário percebe que os colegas não estão sendo éticos, quando alguém está ocupando um cargo apenas por apadrinhamento ou quando não estão sendo usados critérios corretos dentro da instituição, por exemplo, o compromisso e o envolvimento com a organização são prejudicados.

Desta forma, por mais que a organização invista em dinâmicas, palestras e ações motivacionais, se não houver um alinhamento entre o que ela fala e pratica, não haverá funcionários engajados.

 

Principais passos para engajar funcionários

Confira abaixo uma lista com as ações necessárias para engajar seus funcionários:

Incorporação de princípios: o funcionário necessita enxergar a manifestação dos valores da organização em seu dia a dia.

Valorize seu colaborador: pague bons salários – condizentes com o mercado -; pague corretamente os adicionais e em dia; estabeleça plano de carreiras; promova por merecimento; cuide da segurança de seu empregado.

Capacitação de talentos: o funcionário torna-se engajado quando percebe que seu ambiente de trabalho é um local propenso ao aprendizado e ao desenvolvimento profissional.

Liberdade para inovar: em um mundo em constante renovação, os jovens já chegam adaptados a este processo rápido e desejam autonomia para que possam implantar ideias que acompanhem as evoluções do mercado.

Seja especifico, defina metas à sua equipe: por mais que o projeto seja difícil, estimule sua equipe a encarar este desafio como algo a ser superado. Demonstre a importância deste trabalho, principais metas e objetivo final, seja o mais claro possível para que todos tenham em mente o propósito de suas ações.

Reconheça esforço e desempenho: atente-se para o quanto a pessoa colaborou com o projeto individualmente e dê feedback  construtivo para o funcionário. Parabenize por boas ideias e critique de forma privada. Com essa atitude você estará o incentivando e estará estabelecendo uma relação de proximidade e confiança. Não se deve expor a capacidade de seus integrantes para os demais integrantes de sua equipe.

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