Social Media Marketing: você sabe o que é?

Atuação nas redes sociais se tornou indispensável para consolidar marcas

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Na última década vimos o surgimento das primeiras redes sociais, mas o que surpreendeu mesmo foi o crescimento e fortalecimento dessas plataformas dentro das estratégias de marketing e comunicação das corporações.

As redes tornaram-se tão importantes que hoje já figuram como fator decisivo para conversão de vendas na maioria dos setores do varejo. As pessoas utilizam cada vez mais a internet para tudo, inclusive para pesquisar e tirar suas dúvidas sobre produtos e serviços. Por essa razão, o marketing nas redes, mais conhecido como Social Media Marketing, é considerado hoje um dos principais componentes de marketing de uma empresa.

Mas o que é Social Media Marketing?

Social Media Marketing é conjunto de ações e técnicas de marketing digital que visa promover a presença de marcas, produtos ou serviços nas redes sociais. Nesse escopo, deve-se postar conteúdo de qualidade, além de promover a interatividade e envolvimento de seu público em blogs ou nas redes como Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e Twitter.

Esta é uma ferramenta essencial para expandir a presença de uma empresa na web e manter contato direito com clientes online. A comunicação, assim, se torna bilateral, ampliando o alcance da opinião de consumidores e desenvolvendo relacionamentos.

Para atingir seu propósito, a empresa também deve investir no monitoramento de comentários, anúncios em ambientes online, planejamento e gerenciamento da imagem da marca na internet.

Social Media Marketing, empresas e profissionais

No trabalho de social media marketing destacam-se as empresas que possuem departamentos preparados para lidar com marketing digital, especialmente com foco nas redes sociais.

Segundo o relatório “2015 State of Marketing”, da Salesforce, profissionais de marketing de diversos setores pretendem aumentar seus investimentos em publicidade nas mídias sociais – Social Ads -, incluindo também anúncios em aplicativos e plataformas online. Entre os entrevistados, 66% afirmaram perceber as mídias sociais como indispensáveis para os seus negócios e a mesma porcentagem já possui equipes dedicadas a cuidar de canais sociais das marcas.

Com o crescimento e ampliação do uso das redes e plataformas digitais, surgiu no mercado a necessidade de profissionais especializados para gerar e gerenciar conteúdo de qualidade, promovendo engajamento e relacionamento nas redes sociais.  Esse é o papel dos analistas de mídias sociais, que são responsáveis por reproduzir nas redes as diretrizes das estratégias de marketing digital definidas pela empresa.

Agências especializadas em Social Media Marketing

Mas algumas empresas lançam mão da contratação de uma agência especializada em social media marketing. As duas principais vantagens que elas encontram ao terceirizar esse serviço são:

– ter o auxílio de uma equipe de especialistas, que já chegará com o que ela precisa para desenvolver uma estratégia;

– maior custo-benefício, pois a busca e contratação de profissionais para a formação de uma equipe digital pode ser demorada e cara.

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