Assessoria de imprensa clama por espaços para noticias regionais

Assessoria de imprensa em portais . Regionalizando a noticia

Assessoria de imprensa e os grandes portais de noticias

Uma das dificuldades da assessoria de imprensa é trabalhar noticias regionais nos grandes portais como UOL, Terra, e IG, pois a pauta gira sempre em torno de assuntos nacionais. Quando li esta matéria no Portal Negócios da Comunicação   fiquei bastante animada ao perceber que estas mídias,  cada vez mais importantes no nosso mailing de trabalho também estão se preocupando em abrir espaços para noticias locais e regionais. Afinal, é uma regra básica do jornalismo e da assessoria de  imprensa por consequência que a noticia tem que estar aonde o leitor está , parafraseando Milton Nascimento.  Vem mais na matéria abaixo:

Portais disponibilizam informações locais com parcerias ou investindo em equipes próprias

Por João Marcos Rainha

Ser um veículo de comunicação nacional exige ter noticiário local do interesse do leitor em cada região onde a publicação chega. Essa regra básica do jornalismo somente agora começa a despertar a atenção dos portais informativos, principalmente aqueles que não são vinculados a outros meios. A grande dificuldade é montar equipes locais que geram altos custos em um país tão extenso territorialmente como o Brasil. Afinal, a internet também é uma fonte de informação sobre o que acontece em cada esquina, além daqueles acontecimentos de grande repercussão que todos os meios noticiam.
O IG pretende resolver esse desafio com parcerias e assim competir com portais vinculados a outros meios. No início do ano o IG anunciou seu projeto para cobrir assuntos de vários estados aliando-se a provedores de conteúdo local. O primeiro deles foi a Tribuna da Bahia, que agora será responsável pela editoria do IG Bahia. Na sequencia, o IG Pernambuco, com o portal Leia Já; o IG Rio de Janeiro, com o jornal O Dia; e o IG Norte do Paraná, com O Diário. O estado de São Paulo (litoral e interior) contará com o apoio do Grupo Rede Anhanguera de Comunicação (RAC). E na capital paulista e grande São Paulo o conteúdo continuará de responsabilidade da redação do portal. De acordo com a cidade onde é feito o acesso – identificado pelo IP (Internet Protocol, o “endereço” na internet) -, o leitor do IG terá destaques de notícias locais produzidas pelos parceiros em cada região do Brasil.

No interior de São Paulo, o IG está com a RAC, informa Gussi, gerente do Grupo

“Esse projeto tem uma grande relevância para enfrentarmos o desafio comum de todos os veículos nacionais de sair do eixo Rio-São Paulo-Brasília”, comenta Caíque Severo, diretor de negócios do IG. De fato, na última década as sucursais dos maiores jornais encolheram, as redes de rádio também enxugaram equipes e somente as redes de televisão aperfeiçoaram significativamente o noticiário local na web com a ajuda das equipes das afiliadas. O portal Globo.com, ligado às organizações Globo, é um exemplo desse último caso, contando com o farto noticiário das afiliadas mais o conteúdo dos jornais e rádios do Grupo.
A regionalização é um projeto estratégico da Globo na web, segundo Marina Ivo, assessora de comunicação da empresa. “A Globo pretende oferecer um conteúdo que é ao mesmo tempo hiperlocal e global, a internet em sua potência máxima”, conceitua Marina, lembrando que desde agosto de 2010, os sites integram ao seu conteúdo nacional, fornecido pela home da Globo, matérias regionais produzidas pelas redações de internet locais e reportagens exibidas em suas afiliadas. “A produção local e exclusiva do G1 para a web foca nos mesmos princípios da nacional: credibilidade, agilidade e diversidade. Essas premissas são aplicadas para a cobertura das cidades, buscando conteúdo que gere interesse e seja importante para a população de cada região”.

O IG está se alinhando em vários estados com provedores de conteúdo

Pinheiro, da Artplan, pesquisa o perfil de cada portal para descobrir qual o mais adequado
A ação local, muitas vezes, ainda de acordo com Marina, contribui e agiliza a cobertura de eventos com relevância nacional. No caso da tragédia de Santa Maria (RS, dia 27/1), por exemplo, o G1 ganhou mais agilidade para a publicação de matérias por conta da cobertura da afiliada local (do Grupo RBS). “Isso fez com que os três primeiros dias de cobertura do incêndio (domingo, segunda e terça) estejam entre as oito maiores audiências do G1”, recorda Marina. Assim também acontece no Globoesporte.com, onde o internauta encontra uma página específica para o estado dele. “A regionalização do conteúdo aumentou e melhorou a cobertura dos campeonatos estaduais, ampliando o alcance não só em imediatismo, mas também em conteúdo. O Globoesporte.com acompanha as principais decisões dos estaduais do Brasil, exibindo em tempo real os vídeos de praticamente todos os jogos da Série B, assim como categiruas C e D”. O G1 possui 46 editorias regionais e o Globoesporte.com, 35. As matérias regionais de esporte também são produzidas pelas emissoras locais da Globo e suas afiliadas.

Campanha da TIM feita pela Artplan conseguiu bons resultados nos portais

Nos portais da Globo é o internauta quem escolhe a cidade, diferente do IG que identifica o IP e personaliza as chamadas. O portal da Folha também opta por deixar essa escolha para o leitor, conforme justifica tecnicamente Roberto Prata de Lima Dias, secretário de redação do meio digital: “Já fizemos testes com o IP, e o resultado não foi satisfatório. Aparentemente, o cadastro de IPs existente hoje no Brasil não permite sofisticar a publicação regional com a precisão desejada. Para nós, funcionou melhor dar ao leitor a opção de escolher sua cidade e ter, por exemplo, a previsão do tempo mostrada de maneira fixa e permanente toda vez que entrar na home da Folha. Em alguns casos, mostramos também uma caixa com notícias locais”. O portal da Folha usa a equipe exclusiva do jornal, além de agências de notícias e dos seus correspondentes.
O UOL também não confia na base de IPs e, além disso, “o internauta pode querer ler notícias de uma cidade ou região em que ele nåo está, jutifica Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do portal, que ainda diz não segmentar notícias por localidade: “Somos um portal nacional”. Para ter um conteúdo nacional, além do noticiario da Folha, o UOL possui parceiros estratégicos em algumas localidades, como o NE10 no Nordeste; A Tarde, em Salvador; A Crítica, em Manaus, entre outros.